Matérias
Divulgação
A proposta, que retira autonomia do Judiciário para abrir ações contra parlamentares e até presidentes de partidos, foi aprovada com apoio do PL
Wilder Morais se cala sobre PEC da Blindagem e deixa eleitores em Goiás sem resposta
23/09/2025, às 11:01 · Por Redação
Enquanto a população vai às ruas para protestar contra as medidas vistas como privilégios para políticos, em Goiás chama atenção a postura do senador Wilder Morais (PL). Diferentemente de Jorge Kajuru (PSB) e Pedro Chaves (MDB), que já se manifestaram contra a chamada “PEC da Blindagem”, Wilder prefere o silêncio — um silêncio cada vez mais incômodo para seus eleitores.
A proposta, que retira autonomia do Judiciário para abrir ações contra parlamentares e até presidentes de partidos, foi aprovada na Câmara dos Deputados com apoio maciço da bancada do PL, legenda que Wilder preside em Goiás. Todos os 83 deputados do partido votaram a favor. O movimento, somado à pressa em votar também o requerimento de urgência da anistia para beneficiar os envolvidos na tentativa golpe de Estado, reforça a estratégia de blindagem política capitaneada pela extrema-direita e pelo Centrão.
No Senado, porém, a resistência é maior. Levantamentos apontam que 51 dos 81 senadores já se posicionaram contra o texto — número suficiente para derrotar a proposta. Kajuru classificou a PEC como “um absurdo antidemocrático que cria cidadãos de primeira e segunda classe”.
Pedro Chaves, que está ocupando a cadeira de senador em decorrência do licenciamento do titular Vanderlan Cardoso (PSD), avalia que o cenário de resistência é amplo. “Essa proposta vai ser enterrada lá. São poucos senadores e nós conversamos com todos. Os líderes todos estão se posicionando contra. No MDB mesmo não teve ninguém nem rateando. Todos são 100% a favor do sepultamento dela”, declarou.
Já Wilder não disse uma palavra. Não respondeu aos levantamentos da imprensa nacional, tampouco retornou às tentativas de contato feitas pela CBN Goiânia. O silêncio, nesse caso, fala alto. Ao se recusar a prestar contas sobre um tema que mexe diretamente com a relação entre representantes e representados, Wilder reforça a imagem de um senador mais preocupado em não desagradar sua base partidária do que em dialogar com a população que o elegeu.
Leia mais:
Caiado busca ampla aliança para Daniel e confirma presença em encontros da base
Wilder Morais PL Goiás Câmara dos Deputados PEC da Blindagem