Matérias
Divulgação
Finalista n Bélgica, Guto se prepara para mais um Grand Slam na carreira
Goiano Guto Miguel chega à final na Bélgica e se prepara para Roland Garros
30/05/2025, às 15:46 · Por Redação
O jovem tenista goiano Guto Miguel, 16 anos, garantiu vaga na final do torneio ITF J300 de Charleroi contra americano Maximus Dussault no domingo, 01, na Bélgica, como preparação para o Roland Garros juvenil, que será disputado entre os dias 1º e 8 de junho, em Paris. Guto é o segundo brasileiro mais bem colocado no ranking mundial juvenil, ocupando o 38º lugar e segue os passos do fenômeno João Fonseca, recém egresso e fenômeno do circuito ATP.
Em meio ao calendário agitado, o pai de Guto, o empresário Luis Miguel, destaca a importância de um planejamento cuidadoso nesta fase decisiva da carreira do filho. “O importante neste momento é fazer um bom planejamento de torneios e caminhar passo a passo para que Guto alcance seus objetivos, alternando entre torneios juvenis e profissionais, mirando sempre na evolução do seu jogo e do seu amadurecimento. Acredito que estamos no caminho certo, pois a equipe está completamente voltada para que Guto rompa essa barreira do juvenil para o profissional”, afirmou.
LEIA MAIS
Goiano Luis Guto Miguel conquista título na Bélgica e entra no top 20 mundial juvenil
Após a campanha na Europa, Guto retorna a Brasília, onde treinará por duas semanas antes de embarcar para a temporada de grama, em Londres. Ele começará pela disputa do torneio J300 de Roehampton e, na sequência, jogará Wimbledon juvenil — um dos mais tradicionais torneios do circuito.
(Da esquerda pra direita, Luis, Erika, Luis Felipe, Luis Augusto e Luis Otávio)
A trajetória esportiva de Guto é inspirada pelo ambiente familiar, totalmente envolvido com o tênis. O pai, Luis Miguel, também compete: recentemente foi semifinalista de duplas no ITF Seniors Masters, em Brasília, torneio que soma pontos para o ranking mundial da categoria.
O espírito esportivo é compartilhado com a esposa e os outros dois filhos. “Minha esposa foi fundamental para que os meninos pudessem jogar tênis, pois exige muito sacrifício da família”, ressaltou Luis.
O primogênito, Luis Felipe, de 21 anos, cursa a Florida State University (FSU), nos Estados Unidos, e integra a equipe da Divisão 1 do tênis universitário americano, uma das mais competitivas do país. Já Luis Otávio, de 17 anos, ocupa atualmente a 12ª posição no ranking nacional e segue os passos do irmão, com o objetivo de também ingressar em uma universidade norte-americana.
A família Miguel vive, assim, um momento especial, consolidando-se como referência de dedicação e paixão pelo tênis, dentro e fora das quadras.
Tênis Guto Miguel