P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis

Estado de Goiás anuncia ampliação de 101 novos leitos para pacientes com Covid-19

06/06/2022, às 22:02 · Por Eduardo Horacio

O Governo de Goiás anunciou o acréscimo de 101 leitos na rede estadual para pacientes com Covid-19 – sendo 66 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 de enfermaria. Com a mudança de perfil de leitos gerais para específicos para pacientes com Covid-19 e a abertura de novos, a rede estadual passará a oferecer 176 leitos destinados ao enfrentamento da doença –116 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Os novos leitos serão implantados paulatinamente nos próximos dias.

A ampliação é uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) diante do atual cenário epidemiológico, com alta sazonal do número de casos da Covid-19, influenciada pelo clima frio, e ainda pelo aumento do número de solicitações de internações para casos suspeitos da doença, que necessitam de isolamento.

Serão 20 novas vagas de UTI Covid em unidades da rede estadual em Itumbiara, 20 em Uruaçu, 16 em Goiânia e 10 em Nerópolis. Já os leitos de enfermaria para o tratamento da doença terão acréscimo de 15 novas vagas em Nerópolis, 10 em Goiânia e 10 em Uruaçu. Atualmente, a rede estadual de saúde possui 2.360 leitos de enfermaria e 885 leitos de UTI ativos, que somam 3.245 vagas para internação.

Leitos pediátricos
A SES está reestruturando a rede estadual de leitos pediátricos para ‘leitos de isolamento’. Assim, eles estarão adequados para receber tanto os pacientes gerais, quanto aqueles casos que necessitem de isolamento. A pasta esclarece que muitos pedidos recebidos no Complexo Regulador Estadual (CRE) relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são cancelados após resultados de exame negativo para Covid-19 e, conclui-se que, mais de 60% das solicitações não chegaram à internação. Portanto, a reestruturação dos leitos pediátricos garantirá a otimização do uso das vagas.


Covid-19 Saúde Pandemia Governo de Goiás Leitos de UTI UTI SES-GO SRAG
P U B L I C I D A D E