Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Divulgação

O Sukatech é também um meio de criar oportunidades de emprego

Sukatech: Projeto do Estado transforma lixo eletrônico em computadores

06/06/2022, às 22:00 · Por Eduardo Horacio

O governo estadual reciclou mais de 50 toneladas de lixo eletrônico, a partir do Sukatech. O projeto possui investimento de R$ 2 milhões e tem como objetivo estruturar e operacionalizar equipamentos eletrônicos em desuso. O Sukatech fornece o descarte aos equipamentos eletrônicos que não servem para reutilização; promove cursos tecnológicos voltados à informática básica, manutenção de computadores e robótica; e, além disso, dispõe de um Centro de Recondicionamento de Computadores.

Situado na Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia, o projeto foi ativado em maio do ano passado. Nesse período, o projeto finalizou seis ciclos de cursos, emitiu 200 certificados de conclusão, recondicionou mais de 400 computadores e, atualmente, possui 358 alunos matriculados.

Mercado de Trabalho
O Sukatech é também um meio de criar oportunidades de emprego. Aluno do primeiro ciclo do curso de manutenção de computadores e informática básica, Lucas Gabriel, de 20 anos, hoje dá aula no projeto. “Fui demitido da empresa onde trabalhava no início da pandemia e decidi fazer algum curso. Foi ótimo encontrar algo dessa qualidade, gratuitamente. O Sukatech mudou minha vida de forma inexplicável. Hoje sou professor de montagem e manutenção de computadores, e é muito empolgante ver a felicidade dos meus alunos, pois me vejo nos rostos deles”, revela.

Outro exemplo de superação é Ana Meire Gonçalves, de 43 anos, aluna do curso de informática básica. “Eu não sabia ligar um computador e agora já aprendi a desenhar, fazer pastas e até planilhas. Hoje em dia, em tudo o que vamos fazer precisamos pelo menos do básico, e eu não tinha. Eu já ajudo meu marido no trabalho emitindo notas fiscais e fazendo muitas outras coisas”, afirma.


Governo de Goiás Sukatech Empregos Lixo Eletrônico Reciclagem Educação Escola do Futuro
P U B L I C I D A D E