Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ecobarreiras são colocadas no rio Meia Ponte com o objetivo de interromper a movimentação de resíduos e possibilita a retirada

Rio Meia Ponte já conta com ecobarreiras para conter lixo

02/06/2022, às 11:30 · Por Redação

Ecobarreiras estão sendo instaladas ao longo do rio Meia Ponte para a coleta do lixo flutuante. O Sistema de Cooperativismo de Goiás é responsável pela instalação de duas bombonas, que são tambores revestidos com nylon que atravessam o rio de uma margem a outra. Uma delas será instalada no Balneário Meia Ponte, em Goiânia, e outra no Vale das Pombas na divisa da capital com Aparecida de Goiânia.

O sistema de cooperativismo, responsável pelo projeto, firmou um acordo com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para a coleta e manutenção das ecobarreiras. Todo o lixo recolhido será levado para centros de reciclagem. Também terá uma intervenção junto à Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) para construção de um orquidário o Jardim Botânico, localizado no Setor Pedro Ludovico.

A equipe de instalação das ecobarreiras é comandada pelo arquiteto e urbanista Luiz Botosso, que também é ambientalista e cicloativista. “O objetivo da ação é a instalação de duas ecobarreiras para a coleta de resíduos inadequadamente descartados. A principal intenção é promover a educação ambiental, de modo que os goianos se conscientizem da importância de preservar os mananciais dos municípios onde vivem”, explicou o arquiteto.

Depois de instalar as ecobarreiras na região metropolitana, segue por uma expedição descendo o Meia Ponte até chegar ao Rio Paranaíba. “Queremos presenciar e chamar a atenção principalmente para a Fauna e a Flora, para as belezas que o rio ainda oferece para a sociedade”, finaliza Botosso.


Rio Meia Ponte Meio Ambiente Ecobarreiras Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E