Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Em Goiás, atualmente, existem 82 comunidades quilombolas e um contingente populacional de aproximadamente 50 mil pessoas

Após conclusão de cursos, Estado repassa recursos para empreendedores quilombolas

31/05/2022, às 19:24 · Por Redação

Em evento realizado no Palácio das Esmeraldas, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) recebeu cerca de 150 membros de diferentes comunidades quilombolas de todas as regiões de Goiás, entre elas, as de Muquém, Forte, Mesquita, Moinho, Boa Nova, Pilar e Kalunga. Durante o encontro, foram entregues certificados do curso de “Empreendedorismo social”, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Sebrae Goiás, para 65 presidentes e lideranças de associações quilombolas.

 

Os líderes quilombolas também receberam o cartão do Crédito Social – programa do governo estadual – para que pudessem começar seu próprio negócio. A entrega é a primeira de duas etapas que, juntas, totalizam R$ 500 mil. O valor concedido aos membros de comunidades é destinado para financiar empreendimentos próprios. “O que nos move é levar dignidade para todos os quadrantes de Goiás”, disse Caiado.

 

Os novos empreendedores aproveitaram o evento também para expor seus produtos após a formação do curso oferecido pelo Estado, exibindo itens de artesanato e alimentícios. “Só hoje, estamos distribuindo R$ 5 mil para cada uma das lideranças que fizeram o curso de empreendedor. Isso é uma realidade que não existia, eles se sentem respeitados”, ressaltou o governador.

 

Em Goiás, atualmente, existem 82 comunidades quilombolas, com 67 associações, cerca de 12 mil famílias e um contingente populacional de aproximadamente 50 mil pessoas, presentes em 47 municípios em todas as regiões do Estado.

 

O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, posiciona o trabalho realizado em prol da população quilombola em Goiás em destaque nacional. “As ações que o Governo de Goiás tem feito para o nosso povo quilombola devem servir de exemplo para outros quilombos no Brasil”, enalteceu o gestor.

 

Trabalho inédito

A gestão do governador Ronaldo Caiado foi a primeira a fazer um levantamento completo das necessidades das comunidades quilombolas de Goiás. A atenção envolve iniciativas que vão desde a moradia, à saúde, passa pela infraestrutura das regiões onde se encontram, educação, artesanato, até o incentivo econômico, para que possam ter autonomia para se desenvolverem.

 

Ainda na área social, todas as comunidades foram beneficiadas com o Programa Mães de Goiás, que abrangeu 1.264 chefes de família. Diversos jovens foram contemplados com o Programa Aprendiz do Futuro. No total, 154 inscritos que se declararam quilombolas foram selecionados pela iniciativa.

 

Além disso, famílias foram inscritas no programa tarifa social de energia elétrica e, em parceria com a Enel, diversas comunidades foram contempladas com a troca gratuita de geladeira e lâmpadas mais econômicas e gratuitas. Houve ainda a instalação de água potável encanada; construção de pontes e recuperação de estradas pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra); e instalação de internet em escola no Vão do Moleque, em Cavalcante.


Quilombola Kalunga Governo de Goiás Ronaldo Caiado
P U B L I C I D A D E