Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O texto aprovado pelos vereadores permite que os agentes de GCM realizem auditorias em diversas áreas da fiscalização municipal, incluindo transportes, descarte de resíduos em áreas ambientais, entre outros

Empresários são contra ampliar poderes dos guardas civis em Goiânia

31/05/2022, às 15:15 · Por Redação

O Fórum de Entidades Empresariais do Estado de Goiás (FEE) é contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar 06/2022, pela Câmara de Vereadores de Goiânia, que dá novas funções para a Guarda Civil Metropolitana (GCM). O movimento está confiante que ele seja vetado pelo prefeito Rogério Cruz. 

O texto aprovado pelos vereadores permite que os agentes de GCM realizem auditorias em diversas áreas da fiscalização municipal, incluindo transportes, descarte de resíduos em áreas ambientais, entre outros. "Entendemos que a Câmara de Goiânia não levou à sociedade a discussão desse item, e também, sem qualquer diálogo com as entidades que compõem o Fórum", diz nota divulgada pelas entidades, que alegam "falta de comunicação".

Para o Fórum, já são muitas as funções atribuídas à GCM em Goiânia". "Mesmo se esta se dedicar 100% do seu tempo a atender às demandas da Segurança Pública da capital, ainda será insuficiente (o tempo), pois a demanda da cidade só aumenta", argumenta o texto assinado pelas entidades. "As atribuições de um guarda, aprovado em concurso, são discordantes das dos auditores, como fiscalizar o cumprimento de leis municipais, assim como embargar, autuar, interditar ou apreender mercadorias", completa a nota. 


Forum Empresarial GCM Goiânia
P U B L I C I D A D E