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O plano é dividido em 4 períodos, distribuídos ao longo do ano letivo

Governo trabalha plano para recomposição de aprendizagem em escolas estaduais

31/05/2022, às 00:23 · Por Redação

Com objetivo de atenuar os impactos negativos da pandemia da Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem, o governo estadual está executando um Plano de Ampliação e Recomposição da Aprendizagem em todas as escolas públicas estaduais. O plano é dividido em 4 períodos, distribuídos ao longo do ano letivo, para desenvolver conhecimentos essenciais dos últimos dois anos escolares, nos quais as aulas presenciais foram suspensas.

 

Entre os dias 16 e 31 de maio, as escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio estão realizando o 2ª período de recomposição, com atividades de todos os componentes curriculares, especialmente de Língua Portuguesa e Matemática. O primeiro período de recomposição foi aplicado em fevereiro deste ano.

 

Como explicou a gerente de Produção de Material para o Ensino Médio da Seduc, Vanuse Batista, a recomposição de aprendizagem, diferentemente da recuperação, tem o objetivo de desenvolver conhecimentos essenciais dos anos escolares anteriores que o estudante deveria ter, mas não adquiriu na série certa, sobretudo pelo impacto provocado pela pandemia.

 

“Na pandemia, as redes do Brasil inteiro tiveram de fazer adaptações no currículo, ou seja, priorizar as habilidades mais importantes, porque não tinha como trabalhar tudo”, afirmou Vanuse, referindo-se à dificuldade de acesso às aulas remotas e aproveitamento do conteúdo em regime não presencial.

 

Com a retomada total das aulas presenciais em 2022, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) teve de adequar o calendário escolar e incluir períodos de recomposição para possibilitar aos alunos a continuidade dos estudos. “Se o estudante não desenvolver habilidades menos complexas, não adianta o professor trabalhar outras mais complexas, porque não tem como, do ponto de vista da gradação do conhecimento”, enfatizou a gerente.

 

Além de combater a evasão escolar, a recomposição de aprendizagem combate desigualdades de aprendizagem entre os estudantes, segundo a gerente de Produção de Material do Ensino Fundamental, Alessandra Oliveira. Para ela, a recomposição de aprendizagem deve ser a ação prioritária das escolas em 2022. “Essa é a ação mais importante da escola neste momento, para que o resultado que a gente tanto espera seja alcançado – a aprendizagem efetiva”, defendeu Alessandra.


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