Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Doadora de leite materno, Jéssica Cardoso com o filho Itan: doação ajuda a alimentar, nutrir e a salvar vidas de bebês prematuros

Nascer Cidadão homenageia doadoras de leite materno nesta sexta-feira, 27

27/05/2022, às 08:13 · Por Redação

A solidariedade de mulheres que estão amamentando e doam parte da produção de leite aos Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano será celebrada nesta sexta-feira (27/05), das 15h às 17h, na Maternidade Nascer Cidadão (MNC). 

A iniciativa é da rede Banco de Leite Humano (rBLH/Goiás) como forma de agradecimento a essas mães que têm papel fundamental nas rotinas das maternidades e nas Unidades de Terapias Intensivas Neonatais (UTINs), pois ajudam a alimentar, nutrir e a salvar vidas de bebês prematuros.

"É uma forma de agradecermos as doações e estimularmos outras, mostrando que um processo simples, indolor, bom para a lactante, seu bebê, e muitas outras mães e recém-nascidos, que se beneficiam de um alimento de ouro por suprir, sozinho, toda a necessidade nutricional dos bebês", destaca o pediatra responsável técnico pelo Banco de Leite da MNC, Sebastião Leite.

 Em Goiânia, há o BHL da MNC, outro no Hospital Estadual da Mulher (Hemu); um posto de coleta em funcionamento no Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), e outro em fase de estruturação no Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC). Juntos, tiveram apoio de 225 mães doadoras para distribuir 230 litros de leite a 224 bebês no mês de abril. 

São os bancos e postos de coleta os responsáveis por cadastrar as doadoras, orientar quanto à forma de coletar o leite, processá-lo de modo a garantir durabilidade, além de ofertá-lo aos bebês recém-nascidos nas maternidades da rede pública que precisam do alimento.

"Uma mãe doadora consegue alimentar até 10 bebês dentro de uma UTI Neonatal. Isso é importante porque um bebê na UTI vai mamar pouquinho conforme a sua dieta. Então, ela pode salvar muitas vidas com um leite completo e muito rico", ressalta a enfermeira do Posto de Coleta do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), Isabela Luisa de Almeida.

Programação

15h - Abertura com apresentação de dança e falas dos coordenadores do BLH da MNC, doutor Sebastião Leite; do BLH do HEMU, doutora Renata Machado; e de representantes da diretoria da MNC

16h20 - Lanche da tarde para as doadoras presentes em forma de agradecimento, bem como para todos os demais participantes da confraternização

17h - Encerramento e entrega de mudas de plantas doadas pelo Cremic ao Comitê Estadual de Amamentação

Ao longo de todo o evento, as doadoras poderão fazer sessões de auriculoterapia



Doadoras Leite Materno Nascer Cidadão Maternidade
P U B L I C I D A D E