Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Reajuste de até 168% passou a valer no começo de abril e está sendo investigado pelo TCU

Aumento de pedágio na BR-153/60 é para pagar indenização à Triunfo Concebra

26/05/2022, às 16:45 · Por Redação

O reajuste de até 168% nas tarifas de pedágios nos trechos da BR-060 e BR-153 é para “compensar” indenização à Triunfo Concebra por fim do contrato. A informação é repórter Márcio Leijoto do O Popular.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou ao jornal que no aumento estão incluídos valores que serão abatidos da indenização que cabe à concessionária ao fim do contrato, previsto para dezembro do ano que vem.

O Tribunal de Contas da União (TCU) investiga, a partir de denúncia feita pelo deputado federal Elias Vaz (PSB) se estes recursos deveriam ter sido incluídos no pedágio já agora ou se apenas após o valor correto da indenização ter sido calculado e repassado à concessionária, ou seja, a partir de dezembro de 2023, quando os dois trechos das rodovias já estariam com uma nova licitante.

A previsão é que o reajuste que passou a valer no começo de abril resulte na arrecadação de um extra de R$ 560 milhões que deverão ser usados, segundo aditivo ao contrato assinado pela ANTT e pela concessionária, em obras de melhoria e manutenção das duas rodovias.

 “A tarifa que está sendo praticada é a necessária para que a concessionária consiga cumprir as obrigações mínimas previstas no termo aditivo, que visa a segurança viária e melhores condições de trafegabilidade aos usuários, até a assunção do trecho pelo futuro licitante. Além disso, vai abater parte da indenização que cabe à concessionária”, informou a ANTT por meio de nota.


BR-153 Triunfo Concebra Pedágio BR-060 ANTT
P U B L I C I D A D E