P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Divulgação

As obras de pavimentação já chegaram a 89 bairros, o que se traduz em 526 vias finalizadas e 5 milhões de metros quadrados de asfalto novo

Iniciada por Iris, reconstrução asfáltica está com quase 80% das obras concluídas pela Prefeitura de Goiânia

24/05/2022, às 19:05 · Por Redação

Balanço divulgado pela Prefeitura de Goiânia na manhã desta segunda-feira (23/5) mostra que 77% do cronograma inicial do projeto 630, de reconstrução asfáltica, já foi concluído. As obras de pavimentação já chegaram a 89 bairros, o que se traduz em 526 vias finalizadas e 5 milhões de metros quadrados de asfalto novo. Somente nos últimos seis meses, 274 vias, em 49 bairros, foram beneficiadas. Também houve avanços nos serviços de iluminação pública, tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, drenagem e trânsito.  

 Tapa-buraco

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) leva às ruas, todos os dias, mais de 300 colaboradores, que trabalham durante o dia e a noite, inclusive aos finais de semana.

Em 150 dias, a Prefeitura de Goiânia atingiu a marca de 88.940 buracos tapados, com a utilização de 6.846,70 toneladas de massa asfáltica. A operação tapa-buracos acontece diariamente com cerca de 14 equipes e 100 servidores, que atuam em mais de 10 bairros por dia. 

 Iluminação

Cerca de 80 profissionais especializados são designados diariamente para fazer a  troca de lâmpadas e luminárias danificadas, reposição de material roubado, manutenção no comando elétrico, reparo em fiação rompida, aterramento de poste e implantação de novos pontos de iluminação na cidade.

Com 179.042 pontos luminosos instalados em Goiânia, a Seinfra recebeu, entre janeiro e maio, 23.412 solicitações de serviços e atendeu 21.465 pedidos. Nesse mesmo período, foram instalados 1.485 novos pontos de iluminação na capital, além de construídos 4.080 metros de rede aérea de baixa tensão para instalação de luminárias e 2.912 metros de rede subterrânea de baixa tensão para instalação de luminárias.

 Bocas de lobo

Segundo dados da Seinfra, foram retirados 1.566,82 toneladas de lixo das bocas de lobo e poços de visita, sendo 8.587 bocas de lobo limpas, 491 bueiros e 210 poços de visita, além da construção e recuperação de 562 bocas de lobo.

 Drenagem

Foram 2 km de galerias pluviais nos setores Alto do Vale, Parque Oeste Industrial, Jardim América, Residencial Vale dos Sonhos, Jardim Goiás, Residencial João Paulo, Parque Industrial Joao Braz, Gentil Meireles e Residencial Serra Azul. Essas estruturas são formadas por tubulações que buscam captar, transportar e drenar a água da chuva, a fim de evitar alagamentos e inundações.

 

Trânsito

No mês de maio, a Prefeitura de Goiânia entregou à população uma das grandes obras para facilitar o trânsito, em especial nas regiões Sul e Leste, que é o Complexo Viário Luiz José Costa, conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio. 

 A estrutura é dividida em três níveis: o viaduto na Avenida Deputado Jamel Cecílio, a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo.

Pela Avenida Deputado Jamel Cecílio, o motorista conta com mais fluidez no tráfego em direção à BR-153, GO-020 e condomínios residenciais. Por se tratar de uma via rápida, o tráfego da Marginal Botafogo segue sem interferência semafórica da Avenida Goiás, no Setor Crimeia Oeste, até a Avenida 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, e vice-versa. 

 O motorista que desce pela Alameda Leopoldo de Bulhões pode acessar o Jardim Goiás pela direita, o Setor Sul pela esquerda, a Marginal Botafogo pelos dois lados, ou voltar para a Alameda, caso queira fazer o retorno.

 No nível intermediário, há 1,1 mil metros quadrados de calçadas acessíveis para que pedestres e pessoas com deficiência se locomovam com segurança. O complexo é todo sinalizado, com placas de trânsito e faixas de pedestre.


 


Prefeitura de Goiânia Asfalto
P U B L I C I D A D E