Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução/TV Anhanguera

Autor pagou R$ 1,7 mil ao sargento Django Rodrigues da Silva, que decidiu expor o caso para estimular denúncias por parte de vítimas

Homem é condenado a indenizar PM após chamá-lo de “preto macaco”, em Americano no Brasil

20/05/2022, às 14:39 · Por Redação

Um homem foi condenado a indenizar um policial militar após chamá-lo de “preto macaco” várias vezes durante uma abordagem em Americano do Brasil, a 110 km de Goiânia. O sargento Django Rodrigues da Silva, do 48º Batalhão de Polícia Militar (BPM), disse que decidiu expor o caso para estimular que mais vítimas denunciem. “O conselho que eu dou é que você denuncie, vá na delegacia mais próxima, para que essa pessoa que fez isso pague pelo crime praticado”, disse o policial.

O crime aconteceu no dia 14 de maio de 2016. Já a decisão, que definiu a indenização em R$ 1.760,00, foi proferida no dia 7 de maio deste ano.Na época do crime, o boletim de ocorrência narrou que a PM tinha sido chamada para uma ocorrência de um rapaz que estaria quebrando o portão de uma casa. Quando a equipe da PM chegou ao local, o suspeito estava visivelmente transtornado e disse que tinha brigado com a mulher.

O sargento Django, que na época era cabo, e outro PM que também atuou na ocorrência, orientaram o homem a conversar com a companheira no dia seguinte, já que estava nervoso. Nesse momento, o homem começou a xingar o sargento de “preto” várias vezes, momento em que foi puxado pela sua mãe e sua avó e, por isso, a PM não conseguiu o prender na hora. "Fomos conversar com esse cidadão e ele começou a me xingar de preto macaco e, diante disso, eu quis expor o meu caso devido a várias ocorrências rotineiras acontecendo Brasil afora, de crimes de racismo, injuria racial", disse Django.


PM Indenização Injuria Racial Preconceito Americano do Brasil Goiás
P U B L I C I D A D E