Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Agora Caiado teria levado em consideração o aumento da violência no trânsito da capital, marcado pelo registro de nove mortes, inclusive três menores

Após recuo, Detran-GO negocia novo convênio para que guardas civis apliquem multas de trânsito

17/05/2022, às 15:15 · Por Redação

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) recuou e agora fala na edição de um novo convênio para permitir que agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia apliquem multas de trânsito. O plano de parceria será retomado após o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) solicitar a mudança de posição do órgão estadual para o governador Ronaldo Caiado (UB).

O recuo a quase duas semanas veio quando o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) apurava reclamação do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia (Sinatran) e da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT-Brasil) que consideram que a GCM não tem competência para atuar na fiscalização de trânsito e afirmam que o convênio é ilegal.

O Detran-GO argumentou que a averiguação em curso não se fazia necessária, já que o convênio ainda não havia produzido efeitos, em razão da sua revogação. O documento que informava a desistência foi entregue ao MP no dia 4 deste mês, um dia depois de uma ação da GCM em uma escola municipal ser encerrada com dez crianças atingidas por spray de pimenta.

Agora Caiado teria levado em consideração o aumento da violência no trânsito da capital, marcado pelo registro de nove mortes, inclusive três menores. O Detran disse que o convênio com a Guarda foi revogado para adequações e será novamente assinado nos próximos dias.

“A autarquia reforça a importância da parceria para a promoção da fiscalização, educação de trânsito e desenvolvimento de atividades que promovam a segurança dos usuários das vias." 


Detran-GO GCM Multas
P U B L I C I D A D E