Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A partir do ano que vem, a aplicação de doses contra a aftosa não será mais obrigatória em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Distrito Federal

Rebanho de 11 milhões de animais deve ser vacinado contra aftosa e raiva em Goiás

05/05/2022, às 22:03 · Por Eduardo Horacio

Até o dia 31 de maio, 11 milhões de animais devem ser imunizados em Goiás contra a febre aftosa e raiva, garantindo a sanidade dos rebanhos. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participou na última quinta-feira, 5, em Ceres, da abertura oficial da campanha de vacinação.

Nesta primeira etapa, a vacina bivalente contra a aftosa, na dosagem de 2 ml, deve ser aplicada em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses em todo território goiano. A próxima fase, que contemplará outras idades, ocorre no mês de novembro. O governador acredita que a imunização do penúltimo mês do ano seja a derradeira em Goiás. “Se não fosse a pandemia, já estaríamos livres”, explicou Caiado.

A partir do ano que vem, a aplicação de doses contra a aftosa não será mais obrigatória em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Distrito Federal. Anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a suspensão da campanha faz parte do projeto de ampliação de zonas livres da doença sem vacinação no país. O último registro em Goiás foi em 1995. A meta é que o Brasil se torne totalmente livre do vírus sem imunização até 2026.

Raiva
A vacinação contra raiva segue sendo obrigatória, já que 121 municípios goianos estão em situação de alto risco para a doença. A meta em 2022 é vacinar cerca de 6 milhões de animais. A ação abrange bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, caprinos e ovinos de zero a 12 meses.

O prazo para declarar a vacinação do rebanho começou no último dia 1º de maio e segue até 7 de junho. Os pecuaristas precisam declarar todos os animais existentes nas propriedades, mesmo os não imunizados. O envio dessas informações é essencial para garantir o controle e a segurança da pecuária goiana. 


Rebanho Gado Governo de Goiás Febre Aftosa Vacina Vacinação
P U B L I C I D A D E