Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Atuação do professor e pesquisador da UFG Andris Bakuzis é na área de nanomedicina térmica relacionada à quimioterapia

Lista de maiores pesquisadores do mundo tem nome de professor da UFG

04/05/2022, às 14:31 · Por Redação

O professor e pesquisador Andris Bakuzis, titular do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi selecionado para uma lista internacional de pesquisadores que se destacaram em 2021. Organizado pela Royal Society of Chemistry (RSC), a lista reune 500 pesquisadores que se sobressaíram com contribuições para a revisão de trabalhos científicos na área de Química.

Andris Bakuzis é pesquisador da área de nanomedicina térmica e desenvolve maneiras de aprimorar o tratamento contra o câncer através de ondas de calor e do magnetismo. A lista reconhece os cientistas que dão pareceres técnicos que preservem a qualidade e integridade na literatura científica química em estudos cotados para publicação nas revistas do grupo (RSC).

O físico recebeu o título pela contribuição enquanto revisor científico na revista Nanoscale, nas áreas de nanomedicina e nanomagnetismo. "Eu sou físico e o parecer que eu dei foi baseado praticamente na parte da física que estava associada com aquela pesquisa. É interessante estar na lista para reconhecimento e mostrar que tem pesquisadores da UFG de ponta ", disse o professor e pesquisador ao jornal O Popular.

Ele explicou que desenvolve outras atividades ligadas à pesquisa, mas que o reconhecimento internacional da revisão é importante para o fortalecimento da ciência como um todo, considerando que o processo de revisão é uma etapa pouco valorizada e fundamental para a produção de conhecimento.

“O interessante é a sociedade identificar outro papel de um pesquisador que é esse papel de revisor, que muitas vezes não é valorizado e não é nem comentado. Parece que as pessoas fazem pesquisas e aquela pesquisa é aprovada de maneira simples. Quando você está respondendo os revisores, você aprimora sua pesquisa.”, comentou.

Esse não é o primeiro trabalho reconhecido de Bakuzis. Ele foi selecionado entre os 10.000 melhores cientistas da América Latina pela organização independente Latin America Top 10.000 Scientists e é membro da das revistas Brazilian Journal Of Phisics e da International Journal of Hyperthermia.


UFG Pesquisa Física Lista Melhores Pesquisadores Royal Society of Chemistry
P U B L I C I D A D E