P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Foto: André Saddi

Desde a instalação do Núcleo de Evidências, foram produzidas 121 sínteses para orientar a tomada de decisão dos gestores

Goiás recebe prêmio da FGV por uso de evidências científicas no enfrentamento à Covid-19

02/05/2022, às 23:32 · Por Eduardo Horacio

O enfrentamento à pandemia de Covid-19 apresentou-se como um desafio inédito aos gestores de todo o mundo. Em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) priorizou evidências científicas na tomada de decisões, tão logo ficou configurada a emergência sanitária. A política de Gestão Informada por Evidências teve sua importância reconhecida pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O método foi premiado na primeira edição do Prêmio Evidência 2022. A SES ficou em 3º lugar nacional e a FGV destacou que “embora não seja possível fazer uma relação direta com o levantamento, Goiás permaneceu em posição mediana no ranking dos estados brasileiros (10º considerando número de casos por 1 milhão de habitantes e 12º considerando número de óbitos por 1 milhão de habitantes); não tendo vivenciado o colapso do sistema de saúde local”.

Desde a instalação do Núcleo de Evidências, foram produzidas 121 sínteses para orientar a tomada de decisão dos gestores. Ao longo da pandemia, foram mais de 70 sínteses elaboradas sobre os mais diversos temas, como vacinas, uso de máscaras e retorno às aulas, por exemplo.

“O caminho estratégico da Gestão Informada por Evidências já era característica da atual gestão e tornou-se mais importante e desafiador frente à rápida evolução do conhecimento e da grande quantidade de produção científica, nem sempre de qualidade, sobre os temas de interesse no contexto da pandemia”, destaca a subsecretária Luciana Vieira.


Saúde FGV Pandemia Covid-19 Governo de Goiás Ronaldo Caiado Prêmio Evidência 2022
P U B L I C I D A D E