Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Veículo 100% elétrico que será utilizado no Eixo Anhanguera

Metrobus adia para junho edital para alugar 114 ônibus elétricos

30/04/2022, às 08:31 · Por Redação

A Metrobus Transporte Coletivo S.A, que detém a concessão da operação do Eixo Anhanguera e suas extensões, acatou parcialmente a recomendação feita pela promotora da 50ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Leila Maria de Oliveira, e adiou o edital de licitação para o aluguel de 114 ônibus elétricos.

O documento emitido ao presidente da empresa, Francisco Caldas, sugeria a suspensão imediata do Pregão Eletrônico até a conclusão do estudo de viabilidade econômico-financeira realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO). 

No entanto, a empresa decidiu adiar a licitação que ocorreria no dia 4 de maio para o dia 6 de junho. O informe de adiamento foi publicado nesta sexta-feira, 29. Um novo edital também foi realizado pela Metrobus, mas a única mudança é com relação à data de realização do Pregão Eletrônico.

O edital continua informando a intenção de alugar 114 ônibus elétricos por um prazo de 16 anos e no valor global de R$ 1.460.726.096,76, ou seja, cada veículo custaria mensalmente R$ 69.594,84. O objeto da licitação inclui também a manutenção integral dos veículos, a implantação e instalação da infraestrutura de recarga e suporte, e a adaptação da estrutura da oficina e garagem da Metrobus. 

Na recomendação, a promotora alegou que a empresa deveria demonstrar a vantagem de alugar os veículos ao invés de adquirir. O edital do pregão argumenta que há vantagem pela viabilidade de manutenção, visto a dificuldade de encontrar peças e oficinas responsáveis pelo tipo de ônibus, mas não existe um demonstrativo financeiro ou planilha que comprove um custo mais reduzido, como deveria ter, segundo a promotora.


Licitação Eixo Anhanguera Ônibus Elétricos Goiânia Goias
P U B L I C I D A D E