Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Empresa divulgou nota por meio da qual explica que sanduíches da linha McPicanha, lançados recentemente, não têm a carne na composição

Procon Goiânia notifica McDonalds por vender 'McPicanha' sem picanha e empresa retira produtos

29/04/2022, às 08:15 · Por Redação

Procon Goiânia notificou nesta quinta-feira, 28, a rede de fast food McDonald's por publicidade enganosa após anunciar sanduíches da linha McPicanha, sem picanha na composição. O órgão constatou que o site da empresa informa que não consta picanha, apenas um molho com "aroma natural de picanha".

De acordo com o Procon, a descrição dos ingredientes do sanduíche não está clara sobre o corte da carne. A informação passada para os clientes é que o “Novo Picanha Salada Bacon” é “um delicioso hambúrguer feito com carne 100% bovina, suculento e saboroso, com alface, cebola, nosso bacon crocante, queijo cheddar, maionese sabor picanha e pão estilo brioche.”

O Procon Goiânia estabeleceu um prazo de 20 dias para que a rede McDonald's forneça explicações sobre a publicidade enganosa, e quais medidas a empresa adotou para sanar as dúvidas do consumidor sobre a composição do sanduíche.

Caso a empresa não responda ao Procon Goiânia no prazo de 20 dias ou não apresente defesa clara, poderá ser multada por publicidade enganosa, com multa que pode chegar até R$ 10 milhões.

O Procon Goiânia explica que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no artigo 37, publicidade enganosa é qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

O consumidor que se sentir lesado pode denunciar nos canais de reclamação do Procon Goiânia, por meio dos telefones 62 3524-2936 ou 3524-2942, e aplicativo Prefeitura 24 horas.

Mc Donald's retira produtos

O Mc Donald's retirou os dois sanduíches "Novos McPicanha" em todos os restaurantes no país nesta sexta-feira, 29. O Ministério da Justiça pediu explicações sobre a possível prática de propaganda enganosa pelo fato de os sanduíches não possuírem picanha e deu 10 dias de prazo para apresentarem explicações dos produtos à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e que, caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.

A assessoria da rede de fast food divulgou nota afirmando que a ideia era proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)".



Procon McDonald's Picanha
P U B L I C I D A D E