Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Marcelo Novaes

Washington Novaes e Lula Araújo em gravação de documentário em aldeias do Xingu

Comunidades indígenas do Xingu vão homenagear Washington Novaes

28/04/2022, às 14:50 · Por Redação

O ambientalista e jornalista Washington Novaes, que morreu em agosto de 2020, aos 86 anos, será um dos homenageados na festa do Kuarup, um ritual das comunidades indígenas do alto Xingu, na região nordeste do Estado do Mato Grosso, que celebra e se despede dos mortos ilustres. A celebração, que tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia, está prevista para ocorrer entre os dias 12 e 14 de agosto.

Conforme explica integrantes da comunidade ao jornal A Redação, a homenagem que será feita a Novaes poucas vezes foi concedida a brancos. Trata-se, segundo os idealizadores, de um reconhecimento do trabalho e luta do jornalista em defesa dos povos indígenas brasileiros. O Kuarup ocorrerá na aldeia Ipatse, do povo Kuikuro, e também homenageará Tabata Kuikuro, cacique falecido em 2021 e amigo de longa data de Washington.

"Junto com Maricá Kuikuro, cineasta e filho de Tabata, queremos documentar a festa e a memória dos Kuikuro sobre Tabata e Washington, num filme a que batizamos de 'O Último Encontro', pois o ritual será, de certa forma, um último encontro entre esses velhos amigos e entre nós e eles, incorporados nos troncos decorados para a festa", informou o grupo Benfeitoria, que tem parceria com a comunidade indígena.

O grupi Benfeitoria realiza uma campanha de arrecadação para ajudar os kuikuro com os custos da própria festa, que envolve centenas de convidados de várias aldeias da região.


Homenagem Washington Novaes Xingu Mato Grosso
P U B L I C I D A D E