Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Marcello Dantas

Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), declarou o fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19 no Brasil

Goiás mantém situação de emergência na saúde pública até 30 de abril

24/04/2022, às 12:40 · Por Redação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) informou neste sábado, 23, que o Estado de Goiás mantém situação de emergência na saúde pública decorrente da disseminação da Covid-19 até 30 de abril. Conforme a pasta, nesta semana as orientações para a atualização do decreto no Estado serão definidas, "levando-se em consideração a redução no número de casos, internações e óbitos por Covid-19 nos últimos meses e semanas epidemiológicas", diz em nota.

A alteração ocorreu depois que o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), declarou o fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19 no Brasil. A portaria foi assinada pelo titular do MS, Marcelo Queiroga na última sexta-feira, 22. A medida obriga os gestores a adaptarem regras ligadas à pandemia em até 30 dias.

A SES-GO informou, ainda, que os leitos de enfermaria e UTIs implantados nas diversas regiões do Estado "ficarão de legado após o fim da pandemia da Covid-19, possibilitando a adaptação dos leitos para pacientes gerais ou pacientes Covid-19 conforme o cenário epidemiológico".

Atualmente, o Estado conta com 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos disponíveis, com taxa de ocupação de 53%. Enfermaria (adulto) possui ocupação de 35% com 28 livres. A ala pediátrica possui situação crítica, com 73% dos leitos de UTI ocupados e 3 disponíveis.

Em relação a aquisição e processos que ainda utilizavam a Emergência em Saúde Pública de Importância Sanitária (ESPIN), a SES-GO afirma que será adaptado no prazo de 30 dias, conforme determina a portaria do Ministério da Saúde. A pasta destaca ainda que o encerramento da ESPIN em nível nacional não declara o fim da pandemia, visto que essa é uma responsabilidade da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sobre o monitoramento do cenário epidemiológico em Goiás, a SES-GO esclarece que “expandiu o número de unidades sentinela para Síndrome Gripal no Estado de Goiás, para vigilância dos casos leves e monitoramento dos vírus e cepas circulantes, e permanecerá reforçando junto à população dos 246 municípios goianos a importância da manutenção dos cuidados, bem como o estímulo para a vacinação, testagem e monitoramento de casos, internações e óbitos”, conclui a SES-GO.


Covid-19 Emergência Sanitária Espin Ministério da Saúde Governo Federal Governo de Goiás SES-GO
P U B L I C I D A D E