Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Conhecido também como “gato”, o ato de furtar energia é crime com pena prevista de um a oito anos e gera impactos na qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a segurança da população

Enel encontra 64 'gatos' na rede elétrica em alguns setores de Goiânia

20/04/2022, às 15:15 · Por Redação

A Enel Distribuição Goiás encontrou 64 furtos de energia em Goiânia durante a operação Energia Legal realizada na semana passada em residências e comércios dos setores Conjunto Vera Cruz 1 e 2 e Jardim do Cerrado 4. Ao todo, foram inspecionados 279 pontos que tinham suspeitas de irregularidades. Em parceria com a Polícia Militar e Polícia Técnico Científica, a ação resultou até em prisão em flagrante de cinco pessoas.

Além das ligações clandestinas, sem nenhum tipo de medição, a companhia também encontrou 57 pontos com medidores irregulares ou com suspeita de irregularidade. Nesses casos, os responsáveis foram notificados e os equipamentos substituídos, colocados em embalagem lacrada e enviados para análise em laboratório.

Dos 64 locais com furto identificado, 30 pessoas procuraram a Enel para solicitar uma ligação nova e se regularizar ainda durante a realização da operação. Conhecido também como “gato”, o ato de furtar energia é crime com pena prevista de um a oito anos e gera impactos na qualidade do fornecimento de energia e coloca em risco a segurança da população. “As fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores.

Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas perdas comerciais”, acrescenta o responsável por Operações de Combate ao Furto de Energia da Enel Goiás, Leonardo Pacheco. Em 2021, a Enel Goiás promoveu 214 mil inspeções em unidades consumidoras, cerca de 56 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da companhia. Os municípios com maior índice de irregularidades identificadas foram Caldas Novas, Itumbiara e Rio Verde, que representam 12% do volume total de fraudes identificadas no sistema de medição ou rede elétrica.


Furtos Energia Enel Goiânia
P U B L I C I D A D E