Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O recorde de 30,4 milhões de toneladas na safra de grãos 2021/2022 deve superar o Rio Grande do Sul e colocar o Estado como o terceiro maior produtor do Brasil

Em cinco anos, produção de grãos em Goiás registra aumento de 8,4 milhões de toneladas

20/04/2022, às 13:13 · Por Redação

Pelo menos um quarto da produção anual de grãos em Goiás é resultado do crescimento dos últimos cinco anos de acordo com o  7º levantamento da safra de grãos 2021/22 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

Esta prevista uma produção de 30,4 milhões de toneladas de grãos no Estado, frente a 22 milhões do mesmo boletim da safra 2016/2017, um crescimento de 8,4 milhões.

O engenheiro agrônomo e coordenador do Instituto de Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Leonardo Machado, destacou em entrevista ao programa Chega pra Cá, do Jornal O POPULAR, que o plantio do milho safrinha, após a colheita da soja, é um dos principais responsáveis pelo crescimento na produção de grãos no Estado.

O recorde de 30,4 milhões de toneladas na safra de grãos 2021/2022 deve superar o Rio Grande do Sul e colocar o Estado como o terceiro maior produtor do Brasil. “O produtor percebeu, e a tecnologia avançou pra isso, que ele poderia colher a soja e plantar o milho. Ele poderia usar a mesma área pra fazer isso. A gente começou a crescer tanto na produção de soja, mas principalmente na produção de milho, na mesma área de soja”, explicou Machado.

Outro fator apontado pelo engenheiro para explicar o crescimento é a produção agrícola por pecuaristas da região da Vale do São Patrício e região Norte de Goiás. “O pecuarista tem aproveitado mais a sua área na criação de gado e tem destinado algumas áreas sobressalentes para a produção agrícola. Então isso faz com que Goiás cresça também nessas áreas, chegando nessa casa de 30 milhões de toneladas”, destacou considerando que as regiões Sul e Sudoeste do Estado são pioneiras na produção de grãos. 



IFAG Goiás
P U B L I C I D A D E