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Paralisação ocorre para pressionar o governo de Jair Bolsonaro (PL) a negociar pautas

Com greve do INSS, Ministério do Trabalho orienta remarcar atendimento

19/04/2022, às 11:42 · Por Redação

Os segurados que tinham atendimento presencial agendado nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas não foram atendidos por causa da paralisação dos servidores do órgão, devem reagendar o serviço desejado.

O Ministério do Trabalho e Previdência informou que, mesmo com o reagendamento, irá considerar a data originalmente marcada como a data de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro aos segurados. Mas, para que o segurado não seja prejudicado pela paralisação, é necessário verificar se a agência para a qual ele fez o agendamento está funcionando, já que a greve não abrange todas as agências e todos os servidores, segundo o INSS.

Uma recomendação é que a pessoa tire uma foto da agência fechada com o aviso de greve para comprovar que esteve no local e não foi atendido. Se a agência estiver aberta e os servidores se negarem a prestar atendimento, é recomendado pedir um documento que comprove o comparecimento.

A paralisação ocorre desde o dia 23 de março, para pressionar o governo de Jair Bolsonaro (PL) a negociar reposição salarial de 19,99%, aos servidores do órgão. De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), desde 2019, o INSS teve uma redução dos custos administrativos pela aposentadoria de quase 50% do quadro de servidores.

São também pautas a retirada da PEC 32 do Congresso; revogação da emenda constitucional do Teto dos Gastos; recomposição salarial data-base; reajuste dos auxílios alimentação, creche e saúde; e fim dos adicionais de meta para o teletrabalho; e auxílio teletrabalho para o uso de internet, energia, mobiliário e equipamentos, com jornada de 30 horas semanais para o atendimento à população.




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