Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução TV Brasil

Declaração do ministro Marcelo Queiroga foi dada na noite deste domingo, 17, em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV

Ministro da Saúde anuncia o fim da emergência sanitária de Covid-19 no Brasil

17/04/2022, às 21:45 · Por Redação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na noite deste domingo, 17, em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, que o Governo Federal irá publicar nos próximos dias ato normativo colocando fim na emergência sanitária provocada pela Covid-19. A chamada Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) decretada pelo governo federal em 2020, possibilita também a compra de materiais hospitalares por bens públicos com mais celeridade, além da aplicação emergencial de vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em sua fala, o ministro destacou investimentos federais na pandemia, prestou solidariedade às vítimas da doença e e agradeceu profissionais de saúde pelo trabalho nos últimos dois anos. “Não é o fim da Covid-19 no Brasil. Teremos que conviver com ela, mas passamos pelo pior. O Sistema Único de Saúde (SUS) salvou muitas vidas. Investimos mais de cem milhões de reais no combate. Distribuímos mais de 476 milhões de doses de vacinas, sendo que 73% da população já completou o esquema vacinal e 71 milhões já recebeu a dose de reforço", disse Marcelo Queiroga.

O ministro da Saúde ressaltou, ainda, o esforço dos médicos da linha de frente de combate à Covid, e, apesar de não mencionar tratamentos ineficazes defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), como com o uso de cloroquina, destacou que os profissionais de saúde, "com a autonomia defendida pelo Governo Federal", utilizaram "o melhor da ciência" em favor dos pacientes. No boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo, 17, o Brasil teve 30.250.077 casos de Covid-19 e 661.938 mortes em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas foram registrados 2.775 casos e 22 óbitos.


Covid-19 Emergência Sanitária Espin Ministério da Saúde Governo Federal
P U B L I C I D A D E