Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ação ocorre até domingo, 10, com expectativa de superar recorde de 120 mil atendimentos. Serviços são oferecidos gratuitamente à população de 47 bairros da capital e outros seis de Senador Canedo

4° Mutirão Governo de Goiás chega à região Leste de Goiânia com expectativa de 120 mil atendimentos

09/04/2022, às 20:00 · Por Redação

A região Leste de Goiânia recebeu, neste sábado, 9, o 4º Mutirão Governo de Goiás, que segue até o meio-dia deste domingo, 10. Os estandes com diversos serviços gratuitos oferecidos pelo Estado, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, estão montados no cruzamento das avenidas Firenze e Cremona, no Jardim Abaporu. A expectativa é que sejam superados os 120 mil atendimentos da última edição, em março, no estacionamento do Portal Sul Shopping, na divisa entre a capital e Aparecida de Goiânia.

Os serviços estão disponíveis para a população de 47 bairros de Goiânia e outros seis de Senador Canedo. "É justamente trabalhando juntos, com cada um no seu papel, que a gente consegue oferecer o melhor para a população. O Estado tem o rol de serviços que é de responsabilidade dele, a mesma coisa tem a Prefeitura. Temos aqui a presença de todos os secretários estaduais e municipais, neste contato direto", falou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Em mais uma edição, o Mutirão Governo de Goiás conta com a parceria da Prefeitura de Goiânia, que presta serviços como limpeza e retirada de entulho, operação tapa-buraco, troca de lâmpadas e revitalização de praças. "Em todos os mutirões que o Estado tiver em sua agenda, estaremos acompanhando simultaneamente os trabalhos, em perfeita harmonia para cuidar das pessoas", disse o prefeito da capital, Rogério Cruz.

Coordenador-geral do Mutirão Governo de Goiás, Paulo Ortegal também exaltou o trabalho conjunto entre os Poderes Executivos do Estado e do município. "Pelo andamento que temos, já podemos afirmar que é um sucesso. Está fluindo bem o atendimento em diversas áreas. A parceria é muito importante. Nesta harmonia, quem ganha é a população", enfatizou o gestor.

Serviços
Logo pela manhã a movimentação nos estandes foi intensa. Um deles com maior demanda era o da saúde. Serão distribuídas duas mil senhas durante todo o evento para consultas, exames e vacinação. O aposentado Eládio Pereira Santos, de 61 anos, aguardava desde 2020 para realizar um ecocardiograma, após encarar um caso de infarto na família. "Meu irmão teve, fiquei preocupado porque pode ser hereditário. Aqui foi rápido, saí satisfeito", celebrou.

O médico Rogério Silva Gomes leu sobre o Mutirão neste fim de semana pela internet e saiu do Setor Oeste para levar seus três filhos para a vacinação contra a Covid-19. "A gente vacina para tanta coisa, não tem motivo de escolher vacina para tomar e outra para não tomar. Temos que tomar todas, nos protegermos e confiarmos na ciência", pontuou o profissional de saúde.

A Secretaria de Estado da Retomada oferece quatro mil oportunidades de emprego, com vagas para açougueiro, analista contábil, atendente, auxiliar administrativo, cuidador de animais, mestre de obras, operador de telemarketing e recepcionista. Para algumas funções, o salário chega a R$ 6 mil. A jovem Kallyta Netely Ribeiro, de 18 anos, moradora do Recanto das Minas Gerais, conseguiu no Mutirão o encaminhamento para o primeiro emprego de sua vida, como recepcionista em um estacionamento. "Estava atrás desde fevereiro, mas ninguém dava oportunidade. Moro com minha mãe e meus dois irmãos, que ainda são menores de idade. Só minha mãe trabalha. Agora vou poder ajudar ela", projetou.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) oferece, por meio das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFG), mais de 3,7 mil vagas em cursos de capacitação profissional. O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) presta 12 serviços gratuitos. Podem ser solicitados a impressão de CRLV-E, consultas de veículos e habilitação, alteração de endereço e comunicado de venda.

O Mutirão Governo de Goiás conta ainda com o repasse de benefícios na assistência social, como a emissão de passaporte do idoso, carteira do autista, Passe Livre da Pessoa com Deficiência e registro civil. Além disso, o Estado começou a entrega de 1.003 cartões do programa Mães de Goiás. "Moro de aluguel aqui no Recanto das Minas Gerais. Tenho três filhas, uma de nove, outra de cinco e uma de um ano e meio, e não trabalho, só vivo de doação. Lá em casa não tem nada para comer. Isso aqui vai me ajudar demais", contou Inês de Oliveira, agora beneficiária da política pública do Estado.

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) faz a doação de andadores, bengalas, fraldas descartáveis, leites especiais, cadeiras de rodas padrão e higiênica, colchões caixa de ovo, enxovais para bebês e Mix do Bem. Por meio do Vapt Vupt e da Plataforma Expresso, a população pode fazer a emissão da 2ª via da fatura de água, solicitação de 1ª e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e consulta de débitos fiscais por Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Estiveram presentes no evento ainda ao lado da comunidade autoridades políticas, lideranças classistas, além de demais colaboradores e colaboradoras do Estado e da Prefeitura de Goiânia.


Mutirão Caravana do Bem Prefeitura de Goiânia Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E