Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Projeto de Lei foi aprovado pelos deputados estaduais e sancionado pelo governador Ronaldo Caiado, com publicação no Diário Oficial de Goiás nesta terça-feira, 5

Marmelada de Santa Luzia é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás

07/04/2022, às 17:58 · Por Redação

Após aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e sanção do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), nesta terça-feira, 5, a conhecida marmelada de Santa Luzia, um doce típico da região de Luziânia, agora é Patrimônio Cultural material de Goiás. O doce é feito com marmelos e chegou a Goiás no fim do século XVIII. A tradição foi passada de geração em geração pelos descendentes de quilombolas.

O Projeto de Lei é de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB). O reconhecimento é de extrema importância para o Quilombo Mesquita, no município de Cidade Ocidental. A cidade, inclusive, realiza a Festa do Marmelo anualmente no mês de novembro, época de produção do fruto. O evento une as zonas rurais e urbanas do município em atividades comemorativas em respeito à cultura do marmelo, englobando culinária, esporte e religiosidade.

A Marmelada de Santa Luzia é feita com a polpa do marmelo, uma fruta típica das regiões temperadas que foi introduzida no Brasil pelos portugueses e acabou se adaptando ao clima da região de Luziânia. O doce pode ser experimentado de diferentes formas, com queijo, requeijão, abacate ou batido no liquidificador com leite.


Projeto de Lei Alego Goiás Marmelada
P U B L I C I D A D E