Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Fotos: Wertem Nunes

Em “tríptico - autorretrato entre sombras”, o artista explora o contraste entre o azul do céu límpido e o amarelo das dunas do areal refletindo a luz do sol

Exposição fotográfica enfoca vastidão, cores e vida no Jalapão

06/04/2022, às 21:03 · Por Eduardo Horacio

A vastidão, as cores e a vida na região do Jalapão, no Tocantins, estão retratados no olhar do cineasta e artista visual Wertem Nunes, através da exposição “De pé no poço e areia no olhar”, aprovada em edital da Lei Aldir Blanc e lançada na quinta-feira (7/4/). As fotografias podem ser acessadas na plataforma https://wertem.alboompro.com/ e por vídeo, em duas versões, com e sem audiodescrição, ambas disponíveis no canal do artista no Youtube.

Wertem Nunes se vale da experiência profissional cinematográfica para proporcionar um enquadramento de cenários e contrastes que enriquecem o olhar e ampliam a compreensão sobre a região.

Com imagens registradas em 2015, durante a realização de um projeto cinematográfico na região, a exposição expõe o verde e a vida daquele lugar, quebrando a ideia publicitária de que o Jalapão é apenas um “deserto brasileiro”. Animais e objetos de trabalho complementam a ideia de um lugar habitado.

Em “tríptico - autorretrato entre sombras”, o artista explora o contraste entre o azul do céu límpido e o amarelo das dunas do areal refletindo a luz do sol, e as variações monocromáticas geradas pela posição do sol e a manipulação do equipamento fotográfico.

A série poderia reforçar a visão errônea da região como um deserto, mas tal ideia é desmanchada pelas sombras de árvores expostas em uma das imagens, instigando a curiosidade do público sobre o cenário atrás do autor.

A paisagem completa é revelada em “Díptico - Erosão”, onde a grande Serra do Espírito Santo é vista ao fundo, identificando a topografia regional e a origem do areal, fruto da sedimentação, enquanto em primeiro plano é possível ver a duna, formando um corte perpendicular no qual se mistura com o verde vivo da vegetação rasteira e tem, em plano médio, a planície pontilhada por coqueiros: em uma imagem, toda a riqueza visual do Jalapão.

“Este projeto foi contemplado pelo Edital de Artes Visuais - Lei Aldir Blanc - Concurso no 03/2021 - Secretaria de Cultura - Governo Federal".

Exposição virtual “De pé no poço e areia no olhar”
Como acessar
Site: https://wertem.alboompro.com/
Audiodescrição: https://youtu.be/6XPQ-9hyQcc
Período: 7/4 a 5/8/2022
Live de apresentação: 13/4/2022, 20 horas, no Instagram @wtawera
Wertem Nunes - 62 981265824 - wertem@gmail.com


Jalapão Exposição Fotografia Wertem Nunes Lei Aldir Blanc
P U B L I C I D A D E