Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O presidente da CMTC explicou que serão distribuídos informativos, em ônibus e terminais, para explicar a praticidade e as vantagens do Bilhete Único

Ao lançar Bilhete Único, Caiado anuncia locação de 114 novos ônibus elétricos para Eixo-Anhanguera

01/04/2022, às 21:05 · Por Eduardo Horacio

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil lançou, nesta sexta-feira, 1º, o Bilhete Único para o transporte coletivo em Goiânia e Região Metropolitana, que começa a valer neste sábado, 2. Com o benefício, o usuário poderá escolher o melhor trajeto para chegar ao seu destino, com a liberdade de trocar de ônibus sem passar pelos terminais e pagando o valor de uma só passagem.

O novo serviço possibilita ao passageiro pagar uma única viagem, de R$ 4,30, e fazer até quatro integrações dentro de um período de 2 horas e 30 minutos. O embarque é permitido nos quase 7 mil pontos de ônibus, o que desobriga a ida a terminais. Essa flexibilização pode reduzir o tempo de viagem em até 50 minutos. Para usar o benefício, não é necessário trocar o Cartão Fácil, basta realizar registro no cadastro de biometria facial ao primeiro acesso. A tecnologia também irá monitorar o funcionamento do serviço.

O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, explicou que serão distribuídos informativos, em ônibus e terminais, para explicar a praticidade e as vantagens do Bilhete Único, que vai impactar mais de 20% dos usuários. “É uma mudança de cultura. A palavra é: planejamento. Chegou a hora de planejar a viagem. Com isso, reduzir drasticamente o tempo [de deslocamento] e o custo da viagem”, disse. A pesquisa de rotas pode ser feita no aplicativo SiM RMTC.

Ônibus elétrico
Ainda durante a coletiva, foram apresentados detalhes do edital para locação de 114 ônibus elétricos articulados que vão renovar a frota do Eixo-Anhanguera a partir do segundo semestre. Os veículos vão substituir os 86 que já circulam. O restante será para aumentar a oferta de ônibus na linha. O contrato terá duração de 16 anos. Nesse período, o Estado vai custear a taxa de manutenção e a energia elétrica para abastecer a frota.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), anunciou que a gestão municipal planeja revitalizar a Avenida Anhanguera, por onde passa a linha. Essa parceria entre Estado e o município, disse, “traz benefícios de qualidade à população e àqueles que usam o transporte público. Isso é muito importante”, afirmou o prefeito.


CMTC Ronaldo Caiado RMTC Transporte Coletivo Governo de Goiás Cartão Assinatura Bilhete Único Ônibus Elétrico
P U B L I C I D A D E