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Servidor do Governo de Goiás apresenta terminal de autoatendimento Expresso Totem à população, no 3º Mutirão Governo de Goiás, realizado em Goiânia

Expresso do Governo de Goiás é destaque em Congresso Nacional de Gestão Pública

28/03/2022, às 11:27 · Por Redação

Com o tema: ‘Expresso – A estratégia de transformação dos serviços públicos do Estado de Goiás’ foram apresentadas as experiências de trabalhos do Governo de Goiás durante o XI Congresso Consad de Gestão Pública, realizado entre os dias 22 e 24 de março em Brasília.

O Expresso foi desenvolvido em parceria entre a Sead, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e a Secretaria Geral da Governadoria (SGG). O trabalho apresentado no congresso é de autoria, além de Vânia Bareicha, da superintendente de Gestão Pública da Sead, Lara Borges Garcia Ferreira, do gerente de Governo Digital da Sedi, Fabiano Ribeiro Bueno, que acompanharam a apresentação do painel, e da Superintendente de Sistemas e Inovação da Sedi, Luiselena Luna Esmeraldo.

O evento, que reúne as melhores práticas de gestão pública do país, teve como tema principal neste ano a ‘Inovação e Modernização Administrativa para os Estados’.  Dentro da categoria Governo Digital, o programa Expresso foi apresentado pela superintendente da Central de Transformação Pública da Sead, Vânia Marçal Bareicha, em painel concorrido, no primeiro dia do congresso. Bareicha explicou que o programa foi criado a partir da necessidade de transformar o atendimento ao cidadão, oferecendo a oportunidade de acesso aos serviços públicos de forma democrática, com qualidade e cobertura de todas as regiões do Estado. 

"O objetivo maior é desburocratizar o atendimento, ofertando mais agilidade, clareza e respeito ao cidadão, buscando a melhoria da experiência dos usuários no serviço público", resumiu a superintendente. O Expresso reúne hoje mais de 100 serviços estaduais, totalmente digitalizados, no portal expresso.go.gov.br. Estão disponíveis ainda outros canais de atendimento, como o aplicativo Expresso e terminais de autoatendimento (Expresso Totem) distribuídos pelo Estado. 

Outras duas modalidades oferecem interação híbrida (virtual e presencial), com intermediação de um servidor: Expresso Balcão - uma parceria com as prefeituras, e Expresso Correios, com atendimento nas agências dos Correios, em 62 municípios. O objetivo de manter serviços com auxílio de um servidor é promover a inclusão de quem ainda não possui acesso à internet ou apresenta dificuldades no manuseio de equipamentos digitais.

A superintendente explicou ainda que, além da questão da digitalização do atendimento, o Expresso faz parte de uma transformação digital promovida pelo Governo de Goiás, que vai além da oferta de serviços nos canais digitais. "Isso porque, para que o programa pudesse funcionar, foi necessária uma série de medidas e ações para promover, antes, a desburocratização dos serviços e processos, deixando a administração mais ágil, eficiente e transparente", pontuou.




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