Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ao todo serão seis policlínicas espalhadas pelo Estado

Com seis policlínicas, acesso a cobertura médica atingirá a mais de 190 municípios em Goiás

14/03/2022, às 09:23 · Por Redação

As policlínicas inauguradas pela atual gestão estadual descentralizam o atendimento médico e oferecem serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade e que terá cobertura até o final deste mês de pelo menos 191 dos 246 municípios de Goiás.

Anteriormente eram oferecidos apenas serviços de atenção primária, consultas iniciais em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e afins, e atenção terciária, quando o paciente necessita de internação ou alguma cirurgia específica. A atenção secundária, oferecida pelas policlínicas sem custo, garante o atendimento especializado, com consultas específicas e alguns tratamentos, como hemodiálise.

No total, são quatro policlínicas em atividade no Estado, localizadas em Formosa, Goianésia, Quirinópolis e Posse. A mais recente foi a entregue em Formosa, no último dia 3 de março. Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado destacou os serviços disponíveis, entre eles de cardiologia, endocrinologia, ortopedia e pediatria. "Eu duvido que tenha uma clínica particular nessa região que tenha um padrão de qualidade que nós vamos oferecer à população na policlínica”, ressaltou o governador.

A previsão é que outras duas unidades, uma em São Luís de Montes Belos e outra na cidade de Goiás, sejam inauguradas ainda neste mês. "Para quem não tem plano de saúde, como é o meu caso, vai ser uma ajuda e tanto. Eu não vou precisar mais buscar certos atendimentos em Goiânia, por exemplo. Vou conseguir resolver tudo perto de casa mesmo", destacou Aurélia Batista, moradora de Aurilândia, cidade que fica na região de São Luís de Montes Belos. 

São mais de 20 especialidades médicas disponíveis sem custo algum para a população. Uma das novidades entre as policlínicas, inclusive, é a ampliação do serviço de hemodiálise na Policlínica de Posse, que, a partir desta terça-feira, 15, passará de oito cadeiras de atendimento para 20, um aumento de 150% da capacidade.

Cada uma das unidades em atividade tem à disposição uma carreta da prevenção. Nos automóveis, são oferecidos dois atendimentos: mamografia, para prevenção do câncer de mama, e papanicolau, para prevenir câncer no colo do útero. Uma nova carreta também disponibiliza a realização de tomografias e atenderá, sob demanda regional, o Estado inteiro.


SES-GO Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E