Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Segundo dados da SES, os idosos são 10% da população goiana que não completou o esquema vacinal

Goiás tem mais de 2 milhões de pessoas com a dose de reforço em atraso

09/03/2022, às 13:02 · Por Redação

Pelo menos 2,2 milhões de goianos que já poderiam estar com a terceira dose de vacina contra a Covid-19 no braço ainda não apareceram nos postos de aplicação, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Sensação de segurança com as primeiras doses de imunização, notícias falsas, efeitos adversos das primeiras aplicações e falta de comodidade para receber o reforço são algumas das explicações que justificam o grande número de “esquecidos”.

Conforme a SES, são considerados faltosos quando passados 120 dias da aplicação da segunda ou dose única da vacina e a pessoa ainda não compareceu aos serviços de vacinação para complementar a imunização. Em Goiás, são mais de 286.803 idosos (acima de 60 anos), grupo mais sensível à doença, que não havia completado o esquema vacinal no estado até o dia 21 de fevereiro.

Além disso, outras 778.393 não completaram o esquema vacinal primário, ou seja, tomaram a primeira dose, mas não tomaram a segunda. Dos goianos, apenas a população acima dos 50 anos está seguindo a meta para o esquema vacinal primário, com mais de 90% desses grupos vacinados. A partir dos 60 anos, inclusive, a cobertura é de 100%.

Os piores números, em relação à dose de reforço, estão entre os mais jovens, especialmente os de 18 a 19 anos. Apenas 7,9% deles tomaram a dose de reforço até o momento.


Covid-19 Vacinação Dose de Reforço Goiás
P U B L I C I D A D E