Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Só no início deste ano, empresas ofereceram até 28% mais oportunidades para o ingresso de estagiários e aprendizes no mercado de trabalho na comparação com 2021, e tendência é de alta

Oportunidade de estágio cresce em Goiás

28/02/2022, às 12:01 · Por Redação

Os jovens estudantes do ensino médio, superior e até de pós-graduação terão mais oportunidades para ingressar no mercado de trabalho através de programas de aprendizagem e estágio este ano. No início deste ano, as empresas instaladas em Goiás já ofereceram até 28% mais vagas de emprego nestes programas que no ano passado, como mostra o jornal O Popular.


Somente o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tem mais de 1.500 vagas abertas para vários níveis de formação, que devem ajudar a reduzir o alto índice de desemprego entre os jovens. Em 2021, enquanto a taxa geral de desemprego estava em 14,7% em agosto, entre jovens a fatia de pessoas à procura de trabalho era de 31% do total.


Uma das maiores barreiras para o ingresso desta faixa da população no mercado de trabalho é a falta de experiência, exigida por muitas empresas. Como não exigem experiência, os programas de aprendizagem e o estágio são consideradas portas mais largas de acesso ao primeiro emprego para estudantes, do ensino médio à pós-graduação.


O gerente regional de Atendimento do CIEE em Goiás e no Distrito Federal (DF), Cláudio Rodrigo de Oliveira, lembra que a maior oferta de vagas para estágio está ligada à melhora da economia e há uma retomada mais acelerada no momento. O resultado, segundo ele, são mais de 1.500 vagas abertas em várias áreas, com destaque para estágio nas áreas de Administração e Direito.


“Há uma maratona nacional de oferta de vagas este ano. No mês de janeiro, tivemos um crescimento de 17,5% sobre o mesmo período de 2021”, conta o gerente do CIEE. Para ele, isto mostra que, mesmo com a pandemia ainda, as empresas hoje estão mais dispostas a retomar seus projetos, abrindo novas filiais e aumentando suas linhas de produção. Dentro destas oportunidades abertas, 220 são para estudantes do ensino médio.


Cláudio lembra que as empresas são obrigadas a manter uma cota de 5% de seu quadro para contratação de aprendizes e têm retomado as contratações para aprendizagem, com o aumento da fiscalização e até da conscientização. “Os programas de estágio e aprendizagem são os carros-chefe para o ingresso no mercado de trabalho e os empresários estão mais sensíveis em relação ao problema do grande desemprego entre os jovens”, acredita.


A plataforma do CIEE também disponibiliza mais de 50 cursos gratuitos para os candidatos melhorarem sua qualificação e terem mais chance de conquistar uma vaga. A agência privada de estágios Super Estágios, que tem 72 unidades no Brasil e está fisicamente em Goiânia há um ano e meio, tem hoje mais de 230 vagas abertas.


Em janeiro, houve um incremento de 28% na oferta. A diretora franqueada Vanildes Oliveira explica que hoje os estudantes contam com uma grande agilidade nos processos de inscrição e recrutamento para as vagas. Em uma plataforma online, eles se inscrevem, anexam documentos, têm acesso a cursos e podem fazer até a assinatura do termo de compromisso de estágio.


“Nosso trabalho é abrir portas para os estudantes nas empresas que oferecem vagas de estágio”, destaca Vanildes. A empresa tem parceria com diversas empresas e grandes órgãos, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e hoje oferece oportunidades de trabalho para vários níveis de formação, em áreas como saúde, educação, tecnologia, administração, eletrônica e até gastronomia.


Os estagiários recebem como remuneração uma bolsa que varia de R$ 700 a R$ 1,2 mil para estágio no curso superior para uma jornada de até seis hora diárias. Vanildes explica que, quando surge uma oportunidade para o candidato, ele é imediatamente contactado para se inscrever no processo seletivo e recebe todas as orientações necessárias. “O processo é muito rápido e leva até uma semana para preencher a vaga”, ressalta. Segundo ela, o índice de efetivação é crescente e, hoje, está em 70%.


Estágio Vagas Goiás
P U B L I C I D A D E