Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Segundo a SES, doses distribuídas seriam suficientes para alcançar metade da população de 5 a 11 anos de idade

Apenas 3 em cada 10 crianças de Goiás receberam a 1ª dose das vacinas contra Covid-19

27/02/2022, às 11:23 · Por Redação

Pouco mais de um mês após o início da vacinação de crianças contra a Covid-19 em Goiás, apenas 29% da população de 5 a 11 anos de idade receberam a primeira dose. O balanço é da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que considera o número ruim, como mostra o jornal O Popular.

A expectativa da SES-GO era que, nesta altura, cerca de 50% das crianças entre 5 e 11 anos tivessem iniciado o ciclo vacinal. “Já distribuímos 420 mil doses”, explica a
  superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim. A estimativa da pasta é que existam cerca de 725 mil pessoas nessa faixa etária.

Flúvia lembra que o porcentual avançou apenas de 21% para 29% em uma semana, mesmo com a realização do Dia V, no sábado da semana passada, dia 19 de fevereiro. Naquela data, foram abertas 750 salas. A SES-GO não divulgou balanço oficial sobre a quantidade de vacinas aplicadas.

O alcance do Dia V em Goiânia, porém, pode ser um termômetro da adesão. Na capital, foram aplicadas 6,8 mil doses, em todas as faixas etárias. Com os 42 postos abertos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tinha capacidade para 30 mil doses.

Ainda assim, na época, o secretário municipal de Saúde Durval Pedroso preferiu um tom otimista ao comentar os números. “Nesse momento, qualquer tanto de doses aplicadas é motivo para comemorar. Foram quase 7 mil moradores da capital que agora possuem uma proteção maior contra a doença, entre eles 2 mil crianças”, disse.

Segundo a SMS, em Goiânia, 50 mil crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose. Isso corresponde a 37,5% do público nesta faixa etária, estimado em 134 mil na capital. Uma cobertura maior que a média do estado, portanto.

Em Goiânia, a vacinação de crianças prossegue durante todo o fim de semana prolongado de carnaval. Pais e responsáveis devem levar meninas e meninos ao Centro Municipal de Vacinação, na Avenida Pinheiro de Abreu, Setor Pedro Ludovico, em frente ao campo do Goiás Esporte Clube.

Até agora, segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde, 47 crianças com até 10 anos morreram em decorrência da Covid-19 em Goiás. Outras 15, com até 14 anos, também faleceram por causa da doença.


Covid-19 Vacinação Crianças Goiás
P U B L I C I D A D E