Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Jackson Rodrigues

Além do imbróglio envolvendo o nome da Avenida, também há impasse quanto à tentativa de trocar o nome do Aeroporto de Goiânia para Aeroporto Internacional Iris Rezende Machado

Família afirma que Iris e Goiânia não merecem que tentativa de homenagem seja ‘corrida de obstáculo’

18/02/2022, às 17:51 · Por Eduardo Horacio

A viúva do ex-governador Iris Rezende, Iris de Araújo, e os filhos Cristiano, Ana Paula e Adriana publicaram nesta sexta-feira, 18, uma carta aberta sobre o impasse que envolve a tentativa de mudança do nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Iris Rezende Machado. No texto, a família agradece todas as homenagens propostas, mas pondera que as tentativas não podem se transformar em "corrida de obstáculos".

A situação mencionada pela família de um dos principais líderes políticos da história de Goiás tem a ver com os impasses em torno das duas principais tentativas de homenageá-lo. Na última quinta-feira, 17, um grupo de empresários foi até a Câmara Municipal cobrar que os vereadores não derrubassem o veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para substituir o nome do general Castelo Branco, o primeiro presidente do período da ditadura militar no País (1964 a 1985).

No veto ao projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal, o Paço Municipal alegou que não houve coleta de um abaixo-assinado. Nos bastidores, porém, a justificativa era o custo financeiro que a mudança acarretaria para os empresários que possuem comércio ao longo da avenida. Em um desabafo publicado no Instagram, Ana Paula Rezende, chegou a classificar a atitude como “pequena”.

Se por um lado a manutenção do nome atual da Avenida mobilizou empresários, vários militantes da democracia como o jornalista Pinheiro Sales, que foi preso e torturado no período da ditatura, fazem forte mobilização para a via receber o nome de Iris Rezende, político com histórico de luta pela democracia no País.

Além do imbróglio envolvendo o nome da Avenida, também há impasse quanto à tentativa de trocar o nome do Aeroporto de Goiânia para Aeroporto Internacional Iris Rezende Machado. O projeto, de autoria do senador Luiz do Carmo (MDB), foi aprovado no Senado e ainda não foi deliberado na Câmara Federal. Quando da aprovação, familiares de Altamiro de Moura Pacheco, doador da área do aeroporto, e integrantes da Igreja Católica manifestaram contrariedade com a retirada do nome Santa Genoveva. 

Abaixo, a íntegra da carta publicada pela família de Iris Rezende:  

AOS GOIANOS E GOIANIENSES

Goiânia é Iris Rezende, Iris Rezende é Goiânia. Esta é uma frase que ouvimos bastante, das mais variadas pessoas, e não temos dúvida que ela retrata uma verdade. Ninguém amou esta cidade mais que Iris, e somos testemunhas de que nenhum outro se sentiu mais amado por sua gente do que ele. Por isso, agradecemos e nos sentimos honrados com todas as homenagens sugeridas e pensadas nos últimos meses, desde que ele nos deixou.

Mas, junto com a alegria e orgulho, nos vemos no dever de ressaltar o que entendemos ser de mais elevada importância: nem Iris, nem Goiânia merecem que o nobre objetivo de homenageá-lo seja uma corrida de obstáculos que não coadunam com a grandeza sua e da nossa querida Capital.

Esperamos união, consenso, espíritos desarmados de todos que buscam, no reconhecimento material, dar a justa e devida homenagem a Iris.

A todos, nossos sinceros agradecimentos. Que Deus, que tanto guiava Iris em suas ações, nos mostre a luz e o caminho nesta hora.

Iris de Araújo
Cristiano
Ana Paula                      
Adriana


Iris Rezende Homenagem Carta Família Avenida Castelo Branco Avenida Iris Rezende Aeroporto Santa Genoveva
P U B L I C I D A D E