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Foto: Divulgação

Os projetos investem na ampliação da cidadania e do controle social

Práticas inovadoras na Educação levam Goiás a concorrer em premiação da Fundação Roberto Marinho

16/02/2022, às 22:00 · Por Eduardo Horacio

Dois projetos do governo estadual concorrem ao Prêmio Movimento LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho e que distribuirá o valor de R$ 1,5 milhão aos vencedores. São eles o Estudantes de Atitude, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e pela Secretaria de Educação (Seduc), e o Embaixadores da Cidadania, coordenado pela CGE. Ambos investem na ampliação da cidadania e do controle social.

A premiação contará com três categorias: educação básica, educação profissional/técnica e educação não formal e será direcionada a quatro atores: empreendedores (onde concorrem os projetos de Goiás), estudantes, educadores e criadores de conteúdo. Os premiados serão avaliados a partir dos critérios de inovação, impacto e escala.

O prêmio tem o propósito de destacar práticas inovadoras na educação brasileira e de reconhecer quem está revolucionando o cenário, bem como iniciativas que contribuem, apoiam e aceleram a chegada do futuro da educação no Brasil. O projeto Movimento LED – Luz na Educação vai agregar três principais pilares: o prêmio, um festival e uma plataforma para fomentar, potencializar e disseminar práticas diversas em educação para a comunidade.

Projetos de Goiás
O projeto Estudantes de Atitude estimula os alunos a praticarem ações relacionadas à transparência, controle social, voluntariado, consciência ambiental e prevenção à corrupção. É uma gincana que possibilita ao aluno visualizar a escola a partir de um olhar cidadão e de pertencimento, por meio de etapas como oficina, auditoria cívica, experiência cultural, missão especial e tarefa especial. Apoiada por um relatório com informações coletadas pelos próprios alunos, a comunidade escolar é desafiada a fazer uma melhoria estrutural na escola.

O Embaixadores da Cidadania é um projeto de certificação que tem o objetivo aproximar o cidadão de sua comunidade e dos espaços de tomada de decisão, por meio do fomento de ações práticas de cidadania que possibilitem aos participantes assumir uma postura de protagonismo, com a criação de projetos sociais inovadores que pretendam resolver um problema público de forma compartilhada com a comunidade. Ele aciona, por meio da capacitação, o conhecimento dos dispositivos constitucionais atrelados à cidadania.

O projeto é estruturado em duas fases. A primeira conta com etapas teóricas e pílulas de conhecimento. Na segunda fase, os participantes são estimulados a desenvolver um projeto social que contribua ou possa ser aplicado em sua comunidade. Ao final, é concedida uma certificação de 180 horas para aqueles que concluírem as duas etapas.


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