Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Vídeo foi produzido pelo Coletivo Desneuralizador, produtor independente de Goiânia, e relata a manifestação dos profissionais contra a empresa ifood, que ocorreu na última sexta-feira, 11

Em documentário, entregadores por aplicativo cobram melhores condições de trabalho

15/02/2022, às 15:31 · Por Redação

O Coletivo Desneuralizador acompanhou na última sexta-feira, 11, a manifestação dos entregadores por aplicativo que reivindicam, principalmente à empresa ifood,  por melhores condições de trabalho e produziu um documentário com depoimentos dos profissionais, que relatam a realidade vivenciada por eles diariamente. Na “motociata”, que saiu do Cepal do Jardim América e percorreu por diversas ruas de Goiânia, os entregadores cobraram pelo fim dos bloqueios indevidos, por melhores taxas nas corridas, o fim dos agendamentos e principalmente pelo fim das sub-praças.

As sub-praças, conforme explica os entregadores, são delimitações de áreas de alta demanda de corridas que são destinadas apenas aos entregadores fixos, coordenados por operadores logísticos através de empresas terceirizadas do ifood. Com essa preleção pelos entregadores fixos, aqueles entregadores que usam o ifood como renda complementar são prejudicados. “Às vezes rodamos o dia inteiro e fazemos apenas 4 corridas”, disse um dos profissionais.

No documentário, eles relatam que a categoria mostra-se unida e disposta a reivindicar seus justos direitos frente aos aplicativos. “A empresa ifood, por exemplo, lucra exorbitantemente em cima das taxas de entrega e também dos pratos do restaurante”, comenta o entregador Xavier, ao acrescentar que a plataforma precisaria ter mais respeito com a categoria. “Somos nós quem mantemos o aplicativo ativo e, por isso, reafirmamos: não existe ifood sem entregador na rua”, concluiu.


Manifestação Entregadores ifood Goiânia
P U B L I C I D A D E