Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Saneago disse que as chances de faltar água na Região Metropolitana são baixas

Falta d’água é provável em Goiânia em 2019: Meia Ponte já sofre com baixa vazão

11/07/2019, às 00:09 · Por Pedro Lopes

O período de estiagem mal começou, após um verão chuvoso, e a medição da captação de água no Rio Meia Ponte, que atende a parte da região metropolitana de Goiânia, registrou, por duas vezes, vazão inferior a 4.300 litros por segundo (l/s).  A informação é do jornalista Deivid Souza no O Popular desta quarta-feira, 10. 

O manancial já operava no Nível de Alerta, que é quando a vazão de escoamento é inferior a 8.000 l/s. No domingo o valor foi ainda menor: 4.012 l/s. Com este parâmetro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte já prevê o início de articulação para campanha sobre uso racional em TV, rádio, jornal e mídias sociais, além de reuniões com os usuários da bacia e orientar campanhas de orientação e fiscalização dos usuários.

Com o Nível Crítico 1, é previsto manter a vazão de 2.300 l/s para o abastecimento público da região metropolitana de Goiânia, reduzir a vazão remanescente para o mínimo de 2.000 l/s, intensificar campanhas de orientação e fiscalização dos usuários, além de outras medidas previstas para o Nível de Alerta. 

Caso a vazão registre valor igual ou inferior a 3.300 l/s se configura o Nível Crítico 2, que mantém as medidas anteriores e implica em redução de 50% dos volumes outorgados. A Saneago disse que as chances de faltar água na Região Metropolitana são baixas. Apesar do otimismo, Aparecida de Goiânia e alguns bairros da capital sofrem com a seca há anos. 


Saneago Estiagem Crise Hídrica
P U B L I C I D A D E