Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Angelita tomou posse no último dia 13 de janeiro, após ser nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro. A nomeação foi feita a partir de uma lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC)

Reitora da UFG diz que aulas presenciais voltam em março, mas pode haver novo adiamento

07/02/2022, às 12:15 · Por Redação

A nova reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG) ressaltou em entrevista ao jornal A Redação, que poderá haver novo adiamento das aulas presenciais na Instituição.   “A resolução de ampliação ao retorno presencial foi feita com base em recomendação do nosso GT (Grupo de Trabalho) de Saúde, que avaliou o pico da Ômicron exatamente no mês de fevereiro, em que estava prevista a retomada. Nossa perspectiva é que no dia 7 de março, conforme a resolução, retornemos. Mas serão feitas novas avaliações”, avalia. 

Angelita observa que é necessário analisar o contexto dos estudantes, já que muitos se deslocam de transporte coletivo para a universidade. A reitora avalia que o retorno presencial nesse momento “seria um tanto delicado”. “Porém, a nossa expectativa é para que o próximo semestre, que, conforme o calendário acadêmico prevê, começa no dia 25 de maio, as atividades já sejam 100% presenciais. Cremos que até lá as coisas se consolidarão, mas tudo está sujeito à análise de como a crise sanitária irá se comportar”, finaliza.

Angelita tomou posse no último dia 13 de janeiro, após ser nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro. A nomeação foi feita a partir de uma lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC). A reitora destacou que assumiu “em momento difícil” e que tem priorizado pessoas engajadas com a comunidade acadêmica para formar sua equipe. “Os desafios se apresentam com prazo. Para mim, a questão é saber gerir o tempo das demandas”, explica. 

 A reitora cita projetos de pós-graduação, integração de novos estudantes, crescimento e expansão da UFG como alguns dos principais saldos positivos da “era Edward Madureira”, seu antecessor no cargo. A ideia da nova reitora é dar continuidade ao trabalho, mas Angelita garante que chega com novidades. “Nossa equipe tem se perguntado: ‘qual é o lugar da graduação hoje?’. Nós queremos continuar expandindo o projeto de integração e adesão ao ensino público”, afirma. “Estamos criando uma secretaria de inclusão, que será específica dentro da universidade para articular melhorias para a comunidade acadêmica, com foco nas mulheres. É uma das nossas primeiras ações”, revela. 



Reitoria UFG Angelita Pereira Lima
P U B L I C I D A D E