P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Número de internados em estado grave vem subindo desde o final de dezembro por causa da variante ômicron do coronavírus

Mais de 200 pessoas de Goiás estão internadas em UTI

06/02/2022, às 10:18 · Por Redação

Desde o final de dezembro, quando o número de internações por Covid-19 em UTIs voltou a subir em Goiás, o total de pacientes internados em estado grave em hospitais regulados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) ultrapassou a marca de 200. Boletim divulgado neste sábado, 5, pela pasta mostra que já são 207 pessoas ocupando estes leitos.

No início do mês de dezembro, o número de internados na rede estadual variou em torno de 60 pessoas. Mas a partir do réveillon começou um crescimento que coincidiu com a chegada da variante ômicron do coronavírus.

Em meados de janeiro, como mostra o jornal O Popular, já eram mais de 100 pacientes internados na rede estadual. No dia 21, chegou-se a 150 pessoas em estado grave em um leito regulado pela SES.

Já em relação a taxa de ocupação, também houve um aumento. Estava baixo de 30% até o final do ano e foi subindo gradativamente até ultrapassar os 90% por alguns dias no final de janeiro e início de fevereiro, mesmo com a SES conseguindo ampliar a oferta de 137 leitos no dia 10 de janeiro para 234 até o dia 3 de fevereiro, quando passou para o número atual: 248. Com isso, a taxa está em 85,9%.

O titular da SES, Ismael Alexandrino, tem dito que a tendência é que esse crescimento siga até meados de fevereiro, quando haverá um pequeno intervalo de estabilidade, seguido de uma queda tanto de casos como de internações. Isso porque, segundo ele, boa parte da população já contará com algum nível de anticorpos contra o coronavírus, seja principalmente pela vacinação seja por ter contraído a doença.

Nesta semana, o Ministério da Saúde confirmou os primeiros casos de contaminação no Brasil da subvariante da ômicron, a BA.2, considerada ainda mais transmissível.

Goiânia
Na rede municipal de Goiânia, a segunda maior do Estado, o número de pacientes em UTI Covid-19 também subiu do começo do ano para cá, mas principalmente a partir de meados de janeiro, pois até então estava em torno de 60 pacientes, como na rede estadual até um pouco antes. Agora já são 135 desde o dia 4 de fevereiro. Entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro chegou a 148.


No dia 5 de janeiro, havia 57 pessoas internadas na rede municipal em estado grave, com uma taxa de ocupação em torno de 60%. Hoje a taxa está em 77,6%, com o aumento de 84 para 176 leitos de UTI Covid-19.


Covid-19 Ocupação Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E