P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Amanda Souto Baliza, de 30 anos, assumiu a chefia da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero. Ela também é a primeira presidente de comissão em uma seccional da OAB no Brasil

Advogada goiana se torna a primeira mulher trans a presidir uma comissão da OAB-GO

01/02/2022, às 16:41 · Por Redação

A goiana Amanda Souto Baliza, de 30 anos, é a primeira advogada transexual a tomar posse em uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO). Ela responde pela Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (CDSG).


Segundo a entidade, Amanda também é a única presidente de uma comissão em seccional da OAB no Brasil. Amanda também foi a primeira mulher trans a modificar o registro profissional na ordem, após a alteração de seu registro civil. A advogada conta o quanto é importante atuar na comissão que luta pela mesma causa em que acredita.


“Hoje eu posso afirmar, com certeza, que pela primeira vez na vida eu tenho trabalhado com o que gosto e com o que acredito. Não acho que vou mudar o mundo, mas penso que posso ajudar pelo menos um pouquinho”, pontua.


Amanda é natural de Estrela do Norte, cidade do interior de Goiás. Ela iniciou o curso de direito aos 16 anos e se formou aos 21. A advogada estuda sobre os direitos LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e pessoas Intersex) desde que estava na faculdade.


“Trabalho com a questão de movimentos sociais e atuo nessa pauta desde o início de 2020. Acabou se tornando uma questão muito focada. Hoje meu trabalho é praticamente todo relacionado à pauta dos direitos das pessoas LGBTI+”, conta.


OAB Mulher Trans Direito Advogada LGBTI+
P U B L I C I D A D E