Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Conforme o Ministério do Trabalho, em Goiás 304 pessoas foram resgatadas em situação análoga à escravidão

Goiás é o segundo estado com mais resgatados do trabalho escravo no Brasil em 2021

30/01/2022, às 13:55 · Por Redação

O Ministério do Trabalho divulgou nesta sexta-feira (28/1) – Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo –, o balanço de fiscalizações em 2021 com o maior patamar da série histórica: foram mais de 440 ações e 1.937 vítimas resgatadas em situação análoga à escravidão em todo a país.

Com quase 100 empregadores fiscalizados em 2021, Minas Gerais teve o maior número de ações e de vítimas resgatadas (768). Na sequência estão Goiás (304) e São Paulo (147). Foi em solo goiano a maior operação do ano passado.

Em um único estabelecimento no entorno do Distrito Federal, 116 trabalhadores foram resgatados. As pessoas sofriam condições degradantes na extração de palha de milho para a fabricação de cigarros artesanais, na cidade de Água Fria de Goiás.

A ação, ocorrida em outubro, teve apoio da Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública da União, além do Ministério Público do Trabalho. Os trabalhadores retirados de condições degradantes eram oriundos de várias partes do país e haviam sido aliciados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Piauí.

Os cultivos de café, alho e cana, a produção de carvão vegetal e o serviço de preparação de terreno, além da criação de bovinos são as atividades com maior concentração dos casos de exploração de pessoas.



Ministério do Trabalho Trabalho Escravo Goiás
P U B L I C I D A D E