Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Hegon Corrêa

Se pode pesar contra Caiado agora o desgaste natural de uma gestão em meio a tantas dificuldades vividas pelo Estado e pelo País, por outro lado o democrata tem uma máquina azeitada após aprovar o RRF e recuperar a capacidade de investimento

Em 1ª pesquisa de 2022, Caiado repete desempenho do início de 2018

28/01/2022, às 20:02 · Por Eduardo Horacio

A primeira pesquisa de 2022, ano eleitoral, contratada pela Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg) e divulgada pelo Instituto Serpes nesta quinta-feira, 27, aponta números muito parecidos aos da primeira pesquisa divulgada pela mesma empresa em 2018, em abril daquele ano.

A pouco mais de oito meses do pleito, o governador Ronaldo Caiado (DEM) tem 37,1% das intenções de voto no cenário estimulado. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tem 14,1%, em empate técnico com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), que tem 13%.  O tucano, no entanto, não decidiu se buscará um quinto mandato, o retorno ao Senado ou mandato de deputado federal.

Há quatro anos o cenário era muito parecido para o democrata. Na ocasião, em um cenário mais amplo da pesquisa, com seis postulantes, Caiado tinha 39,7%, muito próximo do resultado apontado pelo Serpes nesta quinta-feira. O então governador José Eliton (PSDB) aparecia com 6,7%, Daniel Vilela (MDB) 6,2%, Kátia Maria (PT) 3% e Wesley Garcia (Psol) 0,9%.

Seis meses depois, Ronaldo Caiado foi eleito no 1º turno com 59,73% dos votos válidos. Daniel Vilela ficou em segundo lugar com 16,14% seguido por Zé Eliton 13,73%. Pelo Serpes, o governador tem agora 53,5% dos votos válidos, suficiente para vencer novamente em 1º turno.

Já no cenário espontâneo, Caiado tem uma situação hoje melhor que há quatro anos. 13,1% responderam agora à disposição em votar no atual governador contra 8,7% em abril de 2018. Gustavo Mendanha é citado por 3,2% e Marconi Perillo por 2%. Jânio Darrot e Vitor Hugo aparecem com 0,2%, mesmo percentual do senador Vanderlan Cardoso (PSD).

Se pode pesar contra Caiado agora o desgaste natural de uma gestão em meio a tantas dificuldades vividas pelo Estado e pelo País, por outro lado o democrata tem uma máquina azeitada após aprovar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) que promoveu o equilíbrio fiscal e recuperou a capacidade de investimentos de Goiás.

A trégua nas chuvas nos próximos meses deixará a gestão estadual em condição de recuperar grande parte das rodovias e melhorar o humor do eleitorado do interior do Estado. Além disso, prováveis mexidas no secretariado também devem ajudar politicamente Caiado a crescer ainda mais a aprovação e reforçar o favoritismo nas eleições de outubro. 

Registro
A pesquisa Serpes foi registrada no TSE/TRE sob o número GO-08447/2022. O levantamento ouviu 801 eleitores de forma presencial entre os dias 21 e 24 de janeiro e tem margem de erro máxima de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o custo apresentado pela pesquisa foi de R$ 40 mil. O contratante foi a Acieg (CNPJ: 01615301000192).


Ronaldo Caiado DEM União Brasil Eleições 2022 Serpes Pesquisa Serpes Pesquisa
P U B L I C I D A D E