Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Após deixar a prisão nesta sexta-feira, o médico Fábio França gravou um vídeo e fez um desabafo sobre o caso

Preso por negar atendimento prioritário a delegado, médico é solto em Cavalcante

28/01/2022, às 20:00 · Por Eduardo Horacio

O médico Fábio França foi posto em liberdade na manhã desta sexta-feira, 28, em Cavalcante, após ser preso no dia anterior pelo delegado da Polícia Civil (PC) do município, Alex Rodrigues da Silva, acompanhado por dois policiais civis. O profissional de medicina alega que foi preso por ter negado atendimento prioritário ao delegado em uma unidade de saúde local.

Na quarta-feira, 26, após testar positivo para a Covid-19, o delegado foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS) em busca de atendimento. No local, teria exigido atendimento prioritário, o que foi negado pelo médico que estava atendendo outro paciente. Fábio França trabalha em Cavalcante desde 2016.

A versão de Fábio França foi confrontada pela Polícia Civil. De acordo com a PC, quando o delegado estava na UBS teria sido informado que o médico exercia a profissão de forma irregular. Ainda segundo a nota, após verificar os dados, o delegado teria retornado à UBS e, ao questionar o médico, teria sido ofendido o delegado e os policiais.

Assim, a Polícia Civil informou que o médico Fábio França foi preso por exercício irregular da profissão, desacato, resistência, desobediência, ameaça e lesão corporal. A PC informou ainda que a corregedoria da instituição “acompanhará o caso em toda a sua extensão”.

A Prefeitura de Cavalcante rebateu a versão da PC e informou que o profissional “participa do Programa Mais Médicos para o Brasil e atua no município de Cavalcante desde novembro de 2016, estando totalmente regular, sendo que tais profissionais não precisam de registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), mas possuem Registro no Ministério da Saúde (RMS) que autoriza a atuação profissional na Atenção Básica”, em comunicado assinado pelo prefeito Vilmar Souza Costa.

Desabafo
Após deixar a prisão nesta sexta-feira, o médico Fábio França gravou um vídeo e fez um desabafo sobre o caso. “Todos têm de ser iguais, temos protocolos, temos todos os critérios que é para ser feito dentro de uma unidade e temos que cumprir isso independente do cargo”, comentou o profissional.

O médico estava acompanhado pelo prefeito de Cavalcante, por secretários municipais e um representante da Câmara Municipal local. “Se isso é o preço para eu cumprir, então que me prenda novamente. Toda vez que acontecer isso, toda vez vou fazer a mesma coisa. Não me arrependo de nada”, desabafou. Fábio foi informado que sua prisão tinha sensibilizado toda a população de Cavalcante.


Fábio França Violência Policial Abuso de Poder Cavalcante
P U B L I C I D A D E