Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, diz que prefere o controle rigoroso em locais fechados no lugar de limitação de funcionamento

Ismael Alexandrino é contrário às restrições de atividades em Goiás

26/01/2022, às 10:45 · Por Redação

À frente da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Ismael Alexandrino aproveitou a última reunião com colegas de pastas municipais de saúde para se posicionar a favor de um controle rigoroso de circulação de pessoas em locais fechados em vez de medidas restritivas de funcionamento de atividades econômicas ou de circulação de pessoas como forma de conter o avanço do coronavírus nos momentos mais críticos da pandemia.

Conforme mostrou o jornal O Popular, Ismael defende que as restrições sejam apenas para os eventos e atividades nas quais seja impossível o controle sobre a circulação de pessoas, como carnaval de rua, ou mesmo nos casos em que o organizador do evento não consiga dar garantias deste controle. Para ele, chegou o momento de se pensar o enfrentamento à Covid-19 para além da análise meramente sanitária.

O posicionamento foi dado durante a abertura da primeira reunião em 2022 do Comitê Intergestores Bipartite do Estado de Goiás (CIB), formado por representantes da SES-GO, do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Goiás (Cosems-GO) e das pastas municipais de saúde. O encontro foi híbrido, em 20 de janeiro, com Ismael e mais algumas autoridades presentes no auditório da Escola de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago (Esap). A reunião está disponível no canal do YouTube do Cosems-GO.

Ao explicar sobre a sua preferência no combate ao coronavírus, Ismael argumentou que numa festa com muitas pessoas não há motivo para preocupação se os organizadores garantirem que todas estão vacinadas e testadas e chamou o realizador de um evento com este nível de segurança de “agente do SUS” e um “membro da minha equipe”.

“Prefiro ter um ambiente como este daqui, vamos supor que fosse uma festa, vou limitar a cem pessoas, a 500 ou mil pessoas, se eu tenho controle de acesso, e garanto que as pessoas aqui estão vacinadas e testadas, estou despreocupado com estas pessoas, estas pessoas estão protegidas, é um grupo a menos para eu me preocupar”, concluiu o secretário.


Covid-19 Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E