Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Bastante conhecido do público goianiense, o radialista Alípio Nogueira fez um comentário machista que incita a violência contra a mulher

Comentário machista de Alípio Nogueira, da Rádio Bandeirantes, ganha repercussão em todo o Brasil

24/01/2022, às 20:10 · Por Redação

A transmissão de um programa de esportes da Rádio Bandeirantes de Goiânia voltou a ter uma repercussão negativa nas redes sociais nesta segunda-feira, 24. Bastante conhecido do público goianiense, o radialista Alípio Nogueira fez um comentário machista que incita a violência contra a mulher. No ano passado, durante a transmissão de um jogo, dois profissionais da emissora fizeram comentários racistas contra o jogador Celsinho, do Londrina.

“Abraçar a Ana Lívia, hoje ela está demais. Está de minissaia. Por isso que tem nego que vai para a delegacia da mulher. A moça vem vestida desse jeito. O povo bate, agride, conversa fiado. Não é o certo, mas também não é certo ela vir com esse tipo de traje aqui, não”, disse Alípio durante participação em programa da emissora. Ana Lívia Dias é produtora da equipe Feras do Esporte, da Bandeirantes.

Compartilhado por um perfil no Twitter, o vídeo com o comentário questionava: “até quando esse povo vai ter espaço?”. Em poucas horas, o vídeo tinha milhares de visualizações e centenas de compartilhamentos e comentários de reprovação. Jornalista do Uol, Gabriel Vaquer lembrou se tratar da mesma emissora e equipe que foi racista com Celsinho. “Acho que já deu. Essa gente não merece espaço. E a Band precisa intervir. Essa gente queima a imagem da Band”, avaliou.

O jornalista Ricardo Corrêa, do jornal O Tempo, também demonstrou indignação e cobrou providências. “2022, meu amigo. Se esse cidadão não estiver demitido e quem sabe conversando com um delegado até amanhã é pra fechar as portas”, cobrou. “A mesma rádio que permitiu comentários racistas contra Celsinho agora protagoniza essa aberração. Que combo inacreditável”, lamentou o jornalista Daniel Mundim, do Grupo Globo.

Repórter da Rádio CBN, Bárbara Falcão aproveitou o episódio para fazer um desabafo. “Comecei no jornalismo esportivo, nessa mesma equipe, esse tipo de ‘comentário’ sempre foi corriqueiro. Com 17 anos e muito amor ao jornalismo, obviamente eu não reagia. Passou da hora de punir essas pessoas”, cobrou em sua conta no Twitter.

Demissão
No Twitter, pouco antes das 18 horas, a Rádio Bandeirantes Goiânia disse ter solicitado a imediata rescisão contratual do jornalista à equipe Feras do Esporte, comandada pelo radialista Nivaldo Carvalho, que é responsável pelo programa.

Em nota, a emissora disse "manifestar sua indignação e repúdio em relação ao discurso proferido pelo comentarista Alípio Nogueira". A nota cita números de feminicídio e diz que "as declarações proferidas pelo comentarista durante a transmisão do programa, além de não guardarem qualquer relação com o debate, tendem a justificar ações criminosas praticadas por homens que ainda insistem em pensamentos retrógrados e não refletem, sob nenhuma hipótese, a opinião e o posicionamento da Rádio Bandeirantes Goiânia".

A emissora diz que "a transmissão do programa Esporte em Debate foi realizada pela equipe Feras do Esporte, que trabalha em regime de parceria com a Rádio Bandeirantes Goiânia, sendo vedado no respectivo contrato qualquer tipo de atitude preconceituosa, discriminatória ou pejorativa por parte de seus colaboradores, inclusive parceiros e terceirizados"

Em resposta a um comentário no Twitter, Alípio Nogueira tratou o episódio como "brincadeira infeliz". "Reconheço que foi uma brincadeira infeliz. Esclareço que ela não estava nesses trajes. Não imaginei que fosse tomar esse rumo. É uma menina com quem brinco nas redação todos os dias. Sem maldade. Me desculpem!", escreveu o radialista.

Racismo
Durante a transmissão de um jogo entre Vila Nova e Londrina, em julho do ano passado, o narrador Romes Xavier e o repórter Vinicius Silva fizeram comentários racistas a respeito do cabelo do jogador Celsinho, do Londrina. Em setembro, ambos foram indiciados por injúria racial. À época, a direção da emissora afastou os radialistas. Romes Xavier voltou a narrar partidas pela Bandeirantes dois meses depois, com autorização de Nivaldo Carvalho, chefe da equipe.

Assista abaixo à íntegra do comentário de Alípio Nogueira na equipe Feras do Esporte, da Rádio Bandeirantes: 


Alípio Nogueira Rádio Bandeirantes Feras do Esporte Nivaldo Carvalho Romes Xavier Vinicius Silva Twitter Machismo Racismo
P U B L I C I D A D E