Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Caudivino Antunes

Objetivo é beneficiar alunos das instituições escolares e moradores da região atendida

Vacinação infantil contra Covid-19 em Aparecida é ampliada para 50 escolas

21/01/2022, às 17:38 · Por Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia iniciou nesta quinta-feira (20/1) uma série de visitas em escolas da cidade para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.  A Campanha foi aberta no Colégio Estadual Jardim Cascata, principal escola da comunidade quilombola local, que sediou a ação de vacinação nesta sexta-feira (21/1) e visa beneficiar cerca de 250 alunos da instituição e moradoras da região.

Neste primeiro ciclo de imunizações, que se estenderá até o próximo 28 de fevereiro, as equipes da SMS visitarão mais de 50 colégios públicos e privados, mas outras escolas deverão ser contempladas até o final da campanha. A SMS escolheu o Colégio Jardim Cascata para abrir a maratona de visitas devido ao local ser destinado à comunidade quilombola, considerada prioritária na vacinação infantil no País. 

“Levamos essa vacinação até a duas escolas do município por dia para facilitar o acesso e ter mais adesão à imunização nesse momento em que há disseminação de notícias falsas e também a insegurança de alguns pais em vacinar seus filhos. Seguimos todas as recomendações da Anvisa e estamos usando um lote de vacinas que já estava no município e que não tem nenhum problema”, ressalta a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro.

Para receber a vacina contra a Covid-19, as crianças precisam estar acompanhadas de seu responsável legal. Caso o responsável não possa comparecer na escola nos dias e horários estipulados para a imunização, que são avisados previamente, é necessário assinar termo de autorização. Nesse caso, a criança será vacinada acompanhada de um representante do colégio. Além disso, a aplicação da vacina ocorre mediante apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF.

A vacinação escolar é a principal estratégia da Secretaria de Saúde de Aparecida para imunizar o público infantil da cidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem uma população de 58.545 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. “Outra vantagem dessa iniciativa é que, em tempos de surtos de gripe, como o que estamos vivendo atualmente, a estratégia evita a circulação de crianças saudáveis pelas unidades de saúde. E também teremos outras ações itinerantes, levando a vacinação para áreas mais distantes e de difícil acesso da cidade”, frisa Renata Cordeiro.

Unidades
Além da vacinação nas escolas, a Secretaria de Saúde tem sete postos fixos para a imunização infantil contra a Covid-19. O serviço ocorre em salas exclusivas para o público na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Os demais postos funcionam de segunda à sexta das 8h às 16h.



Covid-19 Prefeitura de Aparecida de Goiânia
P U B L I C I D A D E