Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

Objetivo do encontro é para tentar, em conjunto, otimizar o processo de construção das candidaturas da base aliada

Governador Ronaldo Caiado pretende auxiliar na formação de chapas da base aliada

19/01/2022, às 13:03 · Por Redação

O governador Ronaldo Caiado (DEM) pretende chamar, como publicado na coluna Giro, do jornal O Popular, os presidentes de partidos que integram a base aliada do governo estadual para discutir a formação das chapas de deputado estadual e, principalmente, de deputado federal.

Conforme a nota, o objetivo é o de tentar, em conjunto, otimizar o processo de construção das candidaturas. “O governador tem dito que não vai cuidar apenas do União Brasil (a ser criado a partir da fusão do DEM com o PSL). Ele pretende ajudar alguns partidos da base a montar chapas”, afirmou um aliado, que faz referência à dificuldade de reunir grupos de candidatos competitivos em um cenário de proibição de coligações proporcionais e de maior limitação do número de candidatos.

De acordo com a legislação eleitoral vigente, cada sigla só poderá lançar 18 candidatos a deputado federal em Goiás. Outro tema que deve entrar na pauta, para deliberação conjunta, é a entrada de auxiliares do governo estadual na disputa. A possibilidade de Ismael Alexandrino (Saúde) e Pedro Henrique Sales (Agehab e Goinfra) tentarem vaga na Câmara dos Deputados tem incomodado os parlamentares.

O governador chegou a dizer que gostaria de fazer a reunião com presidentes de partidos governistas nesta semana. Diante do seu quadro de infecção prostática, isso deve ficar para a semana que vem.

Mas existe entre os governistas a tese de que só será possível lançar de três a quatro chapas. Além da União Brasil de Caiado e do MDB de Daniel Vilela, há quem aposte em PSD e Republicanos. Esses dois últimos ainda não fecharam com Caiado. Em 2020, o governador fez reuniões de partidos da base para definir candidaturas a prefeito em todo o Estado.

 


Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E