P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Das 246 cidades goianas, ao menos 111 tiveram aumento superior a 100% de casos de Covid-19

Covid-19: Mais de 100 cidades goianas têm o dobro de casos em uma semana

15/01/2022, às 14:02 · Por Redação

Municípios de Goiás encerraram a segunda semana de janeiro com até 62 vezes mais casos de Covid-19 em relação às cinco semanas anteriores. Levantamento publicado neste sábado (15/1) pelo jornal O Popular mostra que das 246 cidades goianas, ao menos 111 tiveram aumento superior a 100% na comparação dos registros. Nos municípios mais afetados, as gestões públicas já adotam medidas que buscam frear a disseminação.

A atualização dos dados desta semana ainda está em curso. Os dados são repassados pelos municípios para plataforma própria do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início da pandemia, os números demoram até uma semana para serem lançados no sistema. Ainda incompletos, os últimos sete dias já são os piores em registro de contaminações desde a terceira semana de outubro do ano passado.


Os números da pandemia ficaram comprometidos a partir da segunda semana de dezembro. Por conta de um ataque hacker, o banco de dados do SUS ficou instável até a primeira semana deste mês. Para ter uma média semanal, este levantamento considerou todos os registros de casos entre o início da primeira semana de dezembro e a primeira semana deste mês. Assim, a média semanal é resultado da soma de todos os dias divididos por cinco, que é a quantidade de semanas.


Entre as 246 cidades, 133 já apresentam aumento. Outras 79 ainda não atualizaram os números e outras 31 aparecem com aparente redução de casos. O cenário, porém, é de alta generalizada. É o que afirma a secretária-executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Jaqueline Oliveira. Segundo a representante, todas as cidades reportaram aumento.


“Hoje nós não temos os dados finalizados, mas as cidades ampliaram a testagem e o número de positivos”, diz Jaqueline. No acumulado de todos os municípios, já são cerca de 8 mil casos registrados em sete dias. A margem é bem superior à segunda semana de outubro, quando o registro ficou em 3.888, a novembro, com 2.503 e a dezembro, com 646, sendo o último já influenciado pelo apagão sofrido pelo sistema do SUS.

Em Pontalina, cidade com cerca de 18 mil habitantes, eram cinco os registros semanais até a última semana do mês passado. Só os casos já lançados nesta semana somam 322 até a noite desta sexta-feira (14/1), um aumento de 6.000% na comparação com as médias anteriores.

Na cidade de Morrinhos, que tem pouco mais de 45 mil habitantes, os registros passaram de 13 semanais para 142 nesta semana. Em Cromínia, que tem pouco mais de 3,5 mil habitantes, os registros foram de 7 para 110.


Covid-19 Goiás
P U B L I C I D A D E