P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 20/09/24
Matérias
Divulgação

Prefeito Rogério Cruz vai tomar a decisão sobre as restrições até o fim desta semana

Goiânia pode adotar novas medidas de restrição para barrar aumento de casos de Covid-19

13/01/2022, às 09:26 · Por Redação

Com o aumento expressivo de casos de Covid-19 e de gripe, a Prefeitura de Goiânia já estuda restringir eventos de grande porte na capital goiana. A situação epidemiológica da cidade foi debatida em uma reunião nesta quarta-feira (12/1) com representantes do produtivo e os secretário de Saúde, de Governo e o chefe de gabinete do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). 

Na ocasião os representantes da prefeitura apresentaram o cenário atual da doença, taxa de ocupação dos leitos – que não seria a principal métrica para um novo decreto – e chamaram atenção para o reforço das medidas sanitárias já conhecidas, como uso de álcool em gel e máscaras. 

O resultado das testagens também entrou em pauta. Na semana de 20/12 a 26/12/2021, a positividade para Covid-19 em Goiânia era de 6,6%. Na semana de 27/12 a 02/01/2022, taxa de positividade foi para 11,7%. Já na semana 03/01 a 09/01/2022, os resultados positivos para o coronavírus saltaram para 19%, o que mostra claramente a necessidade de uma atenção por parte da administração municipal.

O alerta foi direcionado também ao comércio, bares e restaurantes, que, ao menos segundo o discutido na reunião, não seriam o foco das restrições avaliadas. Apesar de ainda não haver uma decisão, a proposta exposta a empresários é para restrição de grandes festas, shows e eventos que reúnem muitas pessoas. Já casamentos e reuniões sociais mais restritas não estariam entre o que pode ficar impedido de ser realizado caso o prefeito Rogério Cruz decida por publicar um novo decreto.

Em nota à imprensa, a Prefeitura afirma que tem analisado com atenção os dados epidemiológicos e estuda implementar ações para reduzir a circulação de pessoas nos ambientes mais propícios à disseminação de doenças infectocontagiosas. As informações e os números levantados serão apresentados ao prefeito Rogério Cruz, que trabalha de maneira remota, para subsidiar a tomada de decisão, que será comunicada até o fim desta semana. 



Covid-19 Prefeitura de Goiânia