Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Além da ausência de um abaixo-assinado, a justificativa do prefeito Rogério Cruz para vetar o projeto também levou em conta o argumento dos empresários da região

Rogério Cruz veta projeto que dá nome de Iris Rezende para Avenida Castelo Branco

12/01/2022, às 18:01 · Por Eduardo Horacio

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), vetou o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Goiânia que altera o nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Iris Rezende Machado. Em mensagem publicada no Diário Oficial do Município, o prefeito alega ter ouvido a Procuradoria-Geral do Município (PGM), que se manifestou pelo veto integral ao projeto.

A proposta do vereador Clécio Alves (MDB) foi elogiada por movimentos de direitos humanos que defendem a retirada de homenagens a pessoas ligadas à ditadura militar, caso de Castelo Branco, o primeiro dos presidentes militares. O projeto, no entanto, enfrentou resistência de empresários que alegavam custos com a mudança de nome.

Um dos argumentos da PGM é que a denominação de vias ou logradouros públicos só pode ser realizada se tiver aprovação da maioria dos moradores da região afetada. Assim, a Procuradoria alega que não há um abaixo-assinado dos moradores da Avenida Castelo Branco concordando com a mudança do nome da via.

Além da ausência de um abaixo-assinado, a justificativa do prefeito Rogério Cruz para vetar o projeto também levou em conta o argumento dos empresários da região. O prefeito alega que a mudança causa transtornos à população e “a um grande número de empresas ali estabelecidas e ao próprio município, ocasionando uma enorme burocracia e gastos a todos os envolvidos”, justifica.


Avenida Castelo Branco Iris Rezende Mudança Rogério Cruz Prefeitura de Goiânia Clécio Alves
P U B L I C I D A D E